Nesta terça-feira (03), o Rio de Janeiro e Niterói formalizaram a intenção de serem as sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2031.
As duas cidades entregaram uma carta ao COB (Comitê Olímpico do Brasil), colocando-se como postulantes para receber o evento esportivo. Antes disso, São Paulo já havia manifestado seu interesse, apresentando sua candidatura durante os Jogos Olímpicos Paris 2024, mas o comitê tem até 31 de janeiro de 2025 para decidir.
O evento de oficialização aconteceu no Centro de Treinamento do COB, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os prefeitos da Capital, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, além de Paulo Wanderley, presidente da instituição, e atletas da Seleção Brasileira.
A ideia de unir Rio e Niterói como sedes do Pan foi inicialmente discutida por Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, que abordou o tema em suas redes sociais no final de novembro. Na última semana, os prefeitos se reuniram com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, responsável pela organização do evento, e outras autoridades locais, como os vice-prefeitos do município e do Rio e o secretário de Esportes carioca, Guilherme Schleder.
Neves também ressaltou a sustentabilidade dessa proposta, destacando que a divisão de custos entre as duas cidades permitirá um menor investimento do que os gastos com os Jogos Pan-Americanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016.
Já Paes destacou que a vantagem das cidades fluminenses está na infraestrutura já existente, fruto de grandes eventos realizados no passado, como as Olimpíadas de 2016. Ele também mencionou a proposta de construir a Vila Olímpica na Zona Portuária, no Centro do Rio, com o objetivo de facilitar o transporte dos atletas até Niterói.
Após a escolha da sede brasileira, o Brasil enfrentará a concorrência de outros países, com a definição da cidade-sede do Pan de 2031 marcada para meados de 2025, durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em Assunção, no Paraguai.
Até o momento, apenas Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo manifestaram oficialmente o interesse em sediar os Jogos, mas outras cidades, como Buenos Aires e Assunção, podem entrar na disputa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV

João Fonseca alcança melhor posição da carreira no ranking da ATP

Fluminense demite Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão

Seleção Brasileira sub-17 enfrenta Bolívia neste domingo pela fase de grupos do Sul-Americano

Operário vence o Ivinhema por 1x0 e sai na frente na final do Sul-Mato-Grossense
