Menu
Menu
Busca domingo, 01 de junho de 2025
Governo Transversal Mulheres - Maio25
Esportes

Rio de Janeiro e Niterói oficializam candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031

Candidatura fluminense se beneficia da infraestrutura existente e experiência

03 dezembro 2024 - 15h39Carla Andréa, com ge

Nesta terça-feira (03), o Rio de Janeiro e Niterói formalizaram a intenção de serem as sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2031.

As duas cidades entregaram uma carta ao COB (Comitê Olímpico do Brasil), colocando-se como postulantes para receber o evento esportivo. Antes disso, São Paulo já havia manifestado seu interesse, apresentando sua candidatura durante os Jogos Olímpicos Paris 2024, mas o comitê tem até 31 de janeiro de 2025 para decidir. 

O evento de oficialização aconteceu no Centro de Treinamento do COB, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os prefeitos da Capital, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, além de Paulo Wanderley, presidente da instituição, e atletas da Seleção Brasileira.

A ideia de unir Rio e Niterói como sedes do Pan foi inicialmente discutida por Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, que abordou o tema em suas redes sociais no final de novembro. Na última semana, os prefeitos se reuniram com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, responsável pela organização do evento, e outras autoridades locais, como os vice-prefeitos do município e do Rio e o secretário de Esportes carioca, Guilherme Schleder.

Neves também ressaltou a sustentabilidade dessa proposta, destacando que a divisão de custos entre as duas cidades permitirá um menor investimento do que os gastos com os Jogos Pan-Americanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016.

Já Paes destacou que a vantagem das cidades fluminenses está na infraestrutura já existente, fruto de grandes eventos realizados no passado, como as Olimpíadas de 2016. Ele também mencionou a proposta de construir a Vila Olímpica na Zona Portuária, no Centro do Rio, com o objetivo de facilitar o transporte dos atletas até Niterói.

Após a escolha da sede brasileira, o Brasil enfrentará a concorrência de outros países, com a definição da cidade-sede do Pan de 2031 marcada para meados de 2025, durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em Assunção, no Paraguai.

Até o momento, apenas Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo manifestaram oficialmente o interesse em sediar os Jogos, mas outras cidades, como Buenos Aires e Assunção, podem entrar na disputa.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Gov Dengue Maio25

Deixe seu Comentário

Leia Também

O resultado levou Hidalgo para a vice-liderança da classificação geral da Série Mundial, com 2227.45 pontos, 1.000 deles somados neste sábado
Esportes
Miguel Hidalgo conquista vitória histórica na elite do triatlo mundial
João Fonseca na estreia em Roland Garros
Esportes
João Fonseca perde e está fora de Roland Garros
Allianz Arena receberá final da Champions League, entre PSG e Inter de Milão
Esportes
Final Champions League: PSG e Inter de Milão se encaram hoje; veja onde assistir
O troféu da Champions antes do sorteio da fase de liga de 2024/25
Esportes
PSG e Inter de Milão decidem título da Champions neste sábado; saiba onde assistir
Na última rodada, Operário perdeu para o Cascavel
Esportes
Com ingresso a R$ 20, Operário quer continuar sonhando com vaga na Série D
O grupo conquistou duas medalhas de ouro
Esportes
Atletas de MS brilham no Circuito Paralímpico com duas medalhas de ouro
Troféus da Libertadores e Sul-Americana
Esportes
Conmebol define data do sorteio das oitavas da Libertadores; confira
Gianni Infantino no 75º Congresso da Fifa
Esportes
Fifa endurece punições contra racismo em novo Código Disciplinar
João Fonseca vibra com ponto na segunda rodada de Roland Garros
Esportes
João Fonseca avança pela primeira vez à terceira rodada de Grand Slam
Campo Grande sedia etapa de Campeonato Interestadual de carros antigos e de turismo
Esportes
Evento com carros antigos é atração no final de semana em Campo Grande

Mais Lidas

Monitor de alunos
Cidade
Campo Grande abre processo seletivo para monitor de alunos
Imagem ilustrativa
Polícia
'Pode jogar no inferninho': filha abandona pai idoso em Campo Grande
JD1TV: Morador de rua coloca fogo no próprio corpo em estação de metrô de SP
Polícia
JD1TV: Morador de rua coloca fogo no próprio corpo em estação de metrô de SP
JD1TV: Empresário grava vídeo de despedida antes de morrer em acidente de carro
Polícia
JD1TV: Empresário grava vídeo de despedida antes de morrer em acidente de carro