O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta terça-feira (20), mais um recurso relacionado ao título brasileiro de 1987.
O recurso apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) buscava, junto ao STF, reconhecer Flamengo e Sport como campeões brasileiros daquele ano. Mas o relator do caso, o ministro Flávio Dino, negou o provimento, alegando que as questões apresentadas pela CBF não podem ser analisadas pelo Supremo.
O recurso apresentado pela CBF fala sobre uma resolução da própria entidade, publicada em 2011, que reconheceu Flamengo e Sport como campeões brasileiros de 1987.
Este não foi o primeiro recurso apresentado ao STF sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. No mais recente, julgado em maio deste ano, o ministro Dias Toffoli manteve decisão semelhante à que ele já havia proferido em 2023, quando negou um recurso do Flamengo sobre o mesmo assunto.
Com a negativa, o time pernambucano segue como único campeão de 1987.
O campeonato:
Em 1987, a Confederação Brasileira de Futebol passava por uma crise financeira e institucional, culminando com o anúncio feito publicamente em 7 de julho, que a entidade encontrava-se incapaz de organizar um campeonato nacional naquele ano nos mesmos moldes do anterior e que estava tentando arranjar um patrocinador para contornar a situação.
Diante disso, os treze principais clubes do Brasil na época, decidiram criar uma nova entidade, apelidada de 'Clube dos 13', para organizar um campeonato próprio. Este torneio recebeu o nome de Copa União, o Campeonato Brasileiro de 1987.
A controvérsia do título de campeão brasileiro de futebol daquele ano refere-se à existência de diferentes versões para o vencedor da Copa União. A CBF atribui o título daquele ano ao Sport, enquanto que o Clube dos 13 considera o Flamengo campeão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense

Santos estuda permanência de Neymar até a Copa do Mundo de 2026

Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV

João Fonseca alcança melhor posição da carreira no ranking da ATP

Fluminense demite Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão
