“ABL na ASL: Palestras Imortais” é o tema dos encontros mensais que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras estará promovendo em 2024. Os eventos contarão com cinco imortais acadêmicos da Academia Brasileira de Letras - ABL para palestrar em Mato Grosso do Sul, durante programações dos 'Chás e Rodas Acadêmicas' da instituição. O projeto Palestras Imortais é uma parceria entre a ASL e a Fundação de Cultura de MS para difundir, estimular e valorizar a leitura e a educação.
Os imortais da ABL que estarão presentes ao longo do ano pelo projeto serão Ana Maria Machado, Antônio Torres, Arno Wehling, Godofredo de Oliveira Neto e Ricardo Cavaliere. Já ao longo do ano, nas Rodas Acadêmicas, estarão participando e palestrando os imortais da ASL Américo Calheiros, Ana Maria Bernardelli, Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros, Lenilde Ramos, Marisa Serrano, Raquel Naveira, Rubenio Marcelo, Sérgio Cruz e Sylvia Cesco, abordando e homenageando os trabalhos dos saudosos imortais que fizeram história na cultura do Estado: Maria da Glória Sá Rosa, Ulysses Serra, Hidelbrando Campestrini e Manoel de Barros.
O projeto começou a tomar forma no Festival América do Sul Pantanal 2023, em Corumbá.
No decorrer da análise de planejamentos, a FCMS decidiu o apoio à Literatura e às atividades paralelas ligadas às Belas Artes que a ASL vêm desenvolvendo nos Chás e Rodas Acadêmicas, com música e artes plásticas interligadas com as ações literoculturais.
“Incentivar as ações da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nessa parceria é incentivar o pensamento crítico no Estado de todos aqueles interessados em difundir cultura”, afirmou o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) ao comentar os trabalhos a serem realizados.
De acordo com o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, a agenda cultural das Rodas e Chás podem sofrer adequação em função de calendários ao longo do ano, mas a princípio toda a programação está elaborada e praticamente confirmada.
Programação Rodas e Chás Acadêmicos 2024:
MARÇO
dia 28 Março;
Chá Acadêmico ABL com o imortal Arno Wheling.
ABRIL
dia 25 Abril;
Roda Acadêmica sobre Maria da Glória Sá Rosa (com Américo Calheiros, Henrique de Medeiros e Marisa Serrano).
MAIO
dia 30 Maio;
Chá Acadêmico ABL com o imortal Antônio Torres.
JUNHO
dia 27 Junho;
Roda Acadêmica sobre Ulysses Serra (com Ana Maria Bernardelli, Raquel Naveira e Rubenio Marcelo).
JULHO
dia 25 Julho;
Chá Acadêmico ABL com a imortal Ana Maria Machado.
AGOSTO
dia 29 Agosto;
Roda Acadêmica sobre Hidelbrando Campestrini (com Lenilde Ramos, Sérgio Cruz e Sylvia Cesco).
SETEMBRO
dia 26 Setembro;
Chá Acadêmico ABL com o imortal Ricardo Cavaliere.
OUTUBRO
dia 31 Outubro;
Roda Acadêmica sobre Manoel de Barros (com Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo).
NOVEMBRO
dia 28 Novembro;
Chá Acadêmico ABL com o imortal Godofredo de Oliveira Neto.
A ASL informou também que a programação, que ainda terá outros eventos e cerimônias no decorrer do ano, encerra no dia 13 Dezembro, com a realização da já tradicional Cantata Natalina, tendo a participação de vários grupos de Corais Sul-mato-grossenses.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"


Os imortais da ABL Antônio Torres, Arno Wheling, Ana Maria Machado, Godofredo de Oliveira Neto e Ricardo Cavaliere (Foto: site ABL)



