Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a inclusão de quase um terço da população brasileira ganha destaque. Na manhã de hoje (23), teve início o "Dia D - Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS", evento reúne empresas com vagas de emprego para pessoas com deficiência e candidatos a essas vagas para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Para participar é preciso levar o número do PIS, PASEP ou NIS, a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade e laudo especificando a deficiência.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2010), 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, destes segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 327.215 ocupavam vagas no mercado de trabalho formal em 2014.
Hoje o atendimento da Agência da FUNTRAB será exclusivo para o trabalhador com deficiência e dos beneficiados reabilitados do INSS.
Lei de Cotas
A Lei Federal nº 8.213/91, foi criada para garantir às pessoas com deficiência ou beneficiários do Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho. A Lei de Cotas determina que empresas com mais de 100 funcionários reservem de 2 a 5% das vagas de seu quadro efetivo, para este público.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025







