O Hemosul divulgou nesta quarta-feira (13), um novo pedido de ajuda com as doações de sangue em Campo Grande. Segundo o órgão, os estoques de bolsas de sangue estão bem abaixo da média. O pedido de ajuda é para os tipos sanguíneo O+ e O- (que possui apenas 7% do recomendado em estoque).
As duas tipagens sanguíneas são consideradas raras. Sendo que pessoas com o tipo O- podem doar para todos os outros tipos sanguíneos, mas recebe somente sangue da mesma tipagem. Enquanto o O+ pode receber somente a mesma tipagem sanguínea ou o O-.
Confira os endereços onde é possível realizar a doação em Campo Grande:
* Hemosul Coordenador: Localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304, Centro. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e sábado, das 7h às 12h.
* Hemosul Santa Casa: Localizado na Rua Rui Barbosa, 3633, Centro. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h.
* Hemosul Hospital Regional: Localizado na Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, no Bairro Aero Rancho. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h.
Importante ressaltar que para realizar a doação de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, aqueles que possuem menos que 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal. A primeira doação é possível ser feita até os 60 anos, após essa idade apenas quem já fez as doações antes podem continuar doando.
Outro critério está relacionado ao peso, mesmo a lei permitindo que pessoas abaixo de 50 kg doem, o Hemosul MS aceita doadores com 51 kg ou mais. A decisão foi acatada para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Também é preciso respeitar um intervalo mínimo de tempo entre as doações. Para os homens é de dois meses, podendo doar quatro vezes no ano. Enquanto para as mulheres é de três meses, realizando três doações durante o ano.
Antes das doações, é preciso estar bem alimentado, mas devem ser evitados alimentos gordurosos. Algumas doenças e remédios podem impossibilitar que a doação seja realizada, assim como as vacinas impedem temporariamente. Ajude você também!
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Desembargadores mantêm prisão de acusado por homicídio ocorrido no Jardim Leblon

Município de Rio Brilhante é condenado a indenizar JBS em R$ 8 milhões

TJMS contrata obra de R$ 11 milhões para anexo e reforma de gabinete dos desembargadores

Homem que vingou morte do irmão enfrenta júri popular hoje em Campo Grande

Supremo analisa se Ministério Público deve arcar com honorários ao perder ação

DOF prende quatro homens em comboio com mercadorias do Paraguai em Sidrolândia

Governo executa obras e reforça segurança na Penitenciária Estadual de Dourados

Empresa é condenada após dispensar funcionária que se preparava para cirurgia em MS

Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes

Doação de sangue na Capital (Foto: Divulgação)



