O VI Seminário América Platina começou ontem (16), com palestra do sociólogo e cientista político Emir Sader, que falou sobre a “Crise de hegemonia no Brasil contemporâneo”. O evento lotou o Auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande e contou com a participação de professores e pesquisadores de universidades que compõem a região Platina: Centro-Sul do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai (incluindo o Chile por afinidade).
Em sua palestra, Sader traçou um panorama da atual situação econômica e política brasileira. “Hoje não temos hegemonia pela existência de um governo que não foi eleito, não tem apoio majoritário, ascendeu com um golpe e tem um apoio restrito. Então é um governo sem base popular, frágil, arbitrário que não se submete a discussão, nem a votações”, disse o sociólogo.
Questionado pelo público, sobre vários aspectos e direcionamentos que traçaram a atual conjuntura brasileira, Sader enfatizou a necessidade de adequação da população ao novo governo e de luta para manter direitos adquiridos, principalmente da classe de trabalhadores. “A população fica indefesa em relação a perder seus direitos. As desvinculações das políticas sociais que estavam na constituição já significam falta de compromisso do governo com educação e com saúde, como também, o corte de vagas nas universidades federais, atentado aos direitos dos trabalhadores. Isso requer grande consciência da massa da população de que este é um governo de vingança contra os direitos dos trabalhadores”, explicou Emir Sader.
Após a palestra, o VI Seminário América Platina prosseguiu com lançamento de livros e coquetel para os participantes. Hoje (17), duas mesas serão realizadas durante a tarde, com os temas “Questões urbanas e produtivas na América Platina” e “Fronteira como metáfora”, que devem reunir grandes nomes como geógrafo Eliseu Spósito. À noite, será realizado o I Colóquio UnBral Fronteira.
O evento acontece nas salas do Sebrae-MS, na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro, Campo Grande. Inscrições e mais informações na página do evento.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS








