Morreu na manhã desta terça-feira (18) o artista plástico que foi responsável pela cenografia dos tanques do Bioparque Pantanal, Roberto Alves Gallo. O cenógrafo teve o rompimento de uma artéria do coração.
Nascido em Campinas, São Paulo, em 15 de maio de 1957, Roberto Gallo trabalhou com paisagismo e obras desde 1975. Ao longo de sua carreira, introduziu elementos artísticos no trabalho de paisagismo e vice-versa, o que é evidente nas suas esculturas de rochas artificiais, artes plásticas e jardins.
Foi a partir de 1996, em Ubatuba, que o artista passou a trabalhar na construção de cenografia para aquários marinhos e outros habitats, como lagos, cachoeiras, aquários de água doce, onde introduziu as esculturas de rocha artificial. Seu currículo conta com trabalhos realizados no Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AQUA RIO), Oceanic Aquarium e Aquário de Ibatuba. Em 2018, realizou a cenografia do Caminho do Rosário, no Santuário Nacional de Aparecida.
Ele harmonizou a fauna e a flora das regiões representadas no maior aquário de água doce do mundo. Gallo buscou fazer com que as pessoas se sentissem parte do ambiente, para isso representava os detalhes com realismo, deixando cada recinto o mais próximo possível do natural. Utilizava elementos da própria natureza como folhas, galhos secos e pedras, mas também elementos artificiais como pedras feitas com cimento.
A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, lamentou a morte de Roberto Gallo e destacou sua contribuição e importância para o empreendimento.
“Ele fez parte de uma etapa crucial para o complexo, com muito amor e leveza conseguiu materializar a essência de cada paisagem. Os cenários por si só contam uma história e retratam a realidade de uma forma muito bonita. O Roberto era muito sensível e eu tive a honra e o prazer de poder trabalhar ao lado de um grande profissional”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025


Gallo teve o rompimento de uma artéria do coração (Fotos: Bruno Rezende)



