O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está com os empréstimos para exportações de serviços de engenharia suspensos. O total parado sob análise chega a U$ 4,7 bilhões, de projetos das empreiteiras brasileiras citadas na Operação Lava Jato, informou hoje (16), o diretor jurídico do banco, Marcelo de Siqueira Freitas.
Ele explicou que nenhuma das 25 empresas que pleiteavam o financiamento atendeu aos quatro novos critérios pré-definidos pelo BNDES para conceder os recursos. Antes disso, o banco já havia desembolsado para elas U$ 2,3 bilhões do total solicitado.
A decisão de suspender o financiamento afeta, entre outras, as empresas OAS, Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, que têm projetos na América Latina, notadamente, na Venezuela, Cuba e Argentina, e também em países da África, como Angola e Moçambique.
Além dos 25 contratos suspensos para análise, outros 22 foram apresentados ao banco, porém, sequer chegaram a ser analisados, uma vez que o BNDES está redefinindo seus parâmetros.
Siqueira adiantou que a instituição trabalha com o Tribunal de Contas da União (TCU) para definir as novas regras de concessão dos empréstimos, mas não deu prazo para conclusão. Segundo ele, alguns dos 22 projetos parados serão utilizados como referência.
“Vamos pegar alguns desses projetos [suspensos] para fazer pilotos com o TCU, para que a gente possa, em conjunto, definir um parâmetro que atenda à lógica do banco”, disse. Já são critérios definidos para concessão de empréstimos a análise de mérito, o estágio da obra e a participação de outros agentes no financiamento, por exemplo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025








