Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desde 2010 não havia um registro tão alto de quiemadas na Caatinga. em 2023, foram 21,5 mil focos de calor. Em relação ao ano anterior, foram 39% a mais.
Um dos fatores foi a ocorrência do El Niño, que trouxe mais calor e menos chuva para o bioma. O fenômeno causa o aquecimento das águas do Pacífico, na região equatorial. No Brasil, a consequência são mais secas nas regiões Norte e Nordeste e excesso de precipitação no Sul e Sudeste.
O sistema do BDQueimadas, do Inpe, utiliza imagens de satélite para detectar ocorrênciasd e fogo com mais de 30m². Grande parte dos incêndios se concetraram no Piauí (34%), seguindo da Bahia (23%) e Ceará (23%).
Para o coordenador da plataforma Mapbiomas, Whashington Rocha, as causas raramente são naturais, "sobretudo por uso de queimadas para limpezas de áreas a serem preparadas para cultivo e que, devido ao manejo inadequedo, tronan-se incêndios", afirma.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça manda prefeitura reajustar tarifa técnica dos ônibus da Capital para R$ 7,79

Engenheiro reforça protagonismo da alvenaria tradicional frente à construção industrializada

Justiça condena soldado da PMMS por vÃdeo em rede social com piada gravada em oficina

Evento da Defensoria Pública debate IA e desafios do Direito do Consumidor em Campo Grande

Justiça manda transportadora pagar R$ 200 mil após morte de caminhoneiro em acidente

Justiça mantém 14 anos de prisão a homem acusado de abusar de enteadas em Maracaju

Traficante flagrado com 1,5 tonelada de maconha em Campo Grande pega 5 anos de prisão

Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos

'Tempos de muito aprendizado', diz desembargador ao deixar o TJMS para voltar à advocacia

Grande parte dos incêndios se concetraram no Piauà (34%), seguindo da Bahia (23%) e Ceará (23%). (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)



