Menu
Menu
Busca terça, 18 de fevereiro de 2025
Geral

Campanha de combate a crimes contra jornalistas é lançada pela Unesco

O Brasil aparece como um dos 14 países que menos pune os crimes contra os profissionais

02 novembro 2018 - 16h37Da redação com Agência Brasil    atualizado em 02/11/2018 às 16h45

No Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, lembrado nesta sexta-feira (2), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove uma campanha mundial de conscientização sobre a violência praticada contra profissionais de mídia.

Segundo a Unesco, um jornalista é assassinado a cada quatro dias no mundo, com 1.010 mortes de profissionais de mídia contabilizadas nos últimos 12 anos devido a sua atividade de querer levar informações ao público. Ainda de acordo com a ONU, em nove de cada dez casos os assassinos ficam impunes.

Em mensagem para a campanha deste ano, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, destacou o aumento dos casos de ataques e assédio contra jornalistas mulheres. “É nossa responsabilidade garantir que os crimes contra jornalistas sejam punidos”, disse. Este é o quinto ano em que a Unesco promove a iniciativa.

“Devemos cuidar para que os jornalistas possam trabalhar em condições de segurança, as quais permitam o florescimento de uma imprensa livre e plural. Somente em um ambiente desses nós seremos capazes de criar sociedades justas, pacíficas, e verdadeiramente progressistas”, diz a mensagem.

Em comunicado divulgado ontem (1), um grupo de especialistas independentes de direitos humanos da ONU pediu aos líderes mundiais que parem de incitar ódio e violência contra a mídia e garantam a punição dos responsáveis por ataques.

Brasil

Um dos casos mais recentes de violência contra comunicadores no país foi condenado pelo Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York. A organização pediu apuração rápida para esclarecer o atentado contra Eduardo Braga (62 anos), proprietário e comentarista da Rádio União, de Jaguaruna (CE). Em 21 de setembro, ele foi baleado na perna por pistoleiros que entraram no estúdio, supostamente por falar sobre questões políticas locais.

No mais recente ranking organizado pelo CPJ, divulgado no final de outubro, o Brasil aparece como um dos 14 países do mundo que menos pune os responsáveis pelo assassinato de jornalistas.

De acordo com levantamento divulgado no mês passado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), foram registrados no país 137 casos de agressões contra profissionais de comunicação em contexto político, partidário e eleitoral, de janeiro até o primeiro turno das eleições.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) contabilizou uma morte e 82 casos de violência contra 116 jornalistas no Brasil em 2017, segundo seu levantamento mais recente, divulgado em fevereiro.

 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
Após reestruturação de cargos, MP investiga nomeações da Câmara de Ivinhema
Ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.
Justiça
Bernal é absolvido de improbidade em caso de créditos suplementares de R$ 110 milhões
Mega-Sena sorteia prêmio milionário
Geral
Já sabe o que faria com o prêmio? Mega-Sena sorteia R$ 90 milhões nesta terça
Documentos -
Justiça
MPMS manda parar sepultamentos sem certidão de óbito em Bela Vista
2023 09 01 ENTREGA VEICULO CONSELHO TUTELAR FOTO P 51
Interior
MP pressiona Conselho Tutelar de Bela Vista a usar sistema para monitorar atendimentos
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Interior
Foragido por quase 30 anos, homem é condenado por homicídio em Dourados
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/2/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 18/2/2025
Governo faz reunião com delegada que atendeu a jornalista Vanessa, antes de feminicídio
Geral
Governo faz reunião com delegada que atendeu a jornalista Vanessa, antes de feminicídio
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Interior
MP investiga irregularidades em doações e uso indevido de carros em Porto Murtinho
Ministério Público Federal (MPF) -
Interior
Construtora tem bens bloqueados por abandonar obra pública em Dourados

Mais Lidas

João Vitor, de 22 anos
Polícia
JD1TV AGORA: Estudante de medicina bêbado que matou corredora atropelada continuará preso
Presos foram levados para a sede do Garras
Polícia
Suspeitos de execução de Kennyd são presos pelo Garras em Campo Grande
JD1TV: Mulher tem parte da boca arrancada ao brigar por macho no meio da rua
Polícia
JD1TV: Mulher tem parte da boca arrancada ao brigar por macho no meio da rua
Vítimas foram internadas no Hospital da Vida
Polícia
Adolescente jogada para fora de caminhonete durante capotamento morre em Dourados