A Caravana da Saúde começa a realizar nesta quinta-feira (26) os exames de colonoscopia e endoscopia que serão feitos pela primeira vez na ação de reestruturação da saúde em Mato Grosso do Sul. São mil exames oferecidos para cada um dos diagnósticos. A expectativa é zerar a fila de espera para endoscopia, conforme explicou o coordenador da Caravana, Marcelo Mello.
“Esses exames serão realizados pela primeira vez na Caravana, dentre todas as edições; é algo inédito. Vamos zerar a fila de espera para os exames de endoscopia. Para colonoscopia, a intenção é atender mil inicialmente, e se possível aumentar esses exames, já que são 1,6 mil pessoas na fila de espera”, afirmou.
A empresa terceirizada para a realização dos exames, Centro de Integração de Saúde e Educação (CIES), foi reconhecida e premiada por ter a melhor unidade móvel do mundo, além de ser credenciada junto a Organização Mundial d e Saúde (OMS) e ao Ministério da Saúde.
Conforme Marcelo, o exame de endoscopia trata dos diagnósticos das vias digestivas altas, como o estômago e esôfago, já o exame de colonoscopia é destinado a verificar as condições do intestino.
Inicialmente, a Caravana irá realizar os exames de endoscopia e em seguida começam a ser atendidos os pacientes de colonoscopia. “Nesta quinta-feira iniciamos as endoscopias e a partir de segunda ou terça-feira os exames de colonoscopia”.
Com o fim dos atendimentos oftalmológicos no Albano Franco, no dia 1 de junho, as carretas de oftalmo continuarão a atender no Hospital Regional, a partir do dia 6 de junho, para dar continuidade as consultas, exames e cirurgias. A empresa CIES, que realiza os exames de colonoscopia e endoscopia, também seguirá para o Regional, onde serão feitos os atendimentos.
Primeira ação
Para diminuir a fila de espera Governo do Estado, em parceria com o Hospital Regional e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), realizou no início de maio o Mutirão de Colonoscopia para atander 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos. Foi a primeira ação da Caravana da Saúde na Capital, a 11° microrregião a ser atendida.
“Iniciamos esse mutirão no mesmo espírito da Caravana, que é a diminuição das filas e a realização de procedimentos médicos e cirúrgicos em parceria com a sociedade civil organizada”, afirmou à época o secretario de Saúde, Nelson Tavares.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025


O exame de endoscopia trata dos diagnósticos das vias digestivas altas, como o estômago e esôfago, já o exame de colonoscopia é destinado a verificar as condições do intestino. (Chico Ribeiro/Assessoria)




