O programa do Auxílio Emergencial do Governo está sendo uma porta de crimes para alguns fraudadores que utilizam o CPF de terceiros para obter os R$ 600.
Pelo site do programa é possível saber, se o seu CPF foi usado indevidamente para cadastro no Auxílio Emergencial e poder denunciar a fraude.
A Controladoria-Geral da União apurou que até o dia 2 de junho, o Tribunal de Contas da União estimou que cerca de 8 milhões de pessoas tenham recebido a ajuda indevidamente.
Até a mesma data, a Caixa Econômica Federal havia recebido 106,3 milhões de cadastros, dos quais 59 milhões eram elegíveis ao pagamento e 11 milhões ainda aguardavam a análise do pedido.
Descubra se o seu CPF foi usado para pedir Auxílio Emergencial através do passo a passo:
Passo 1
Acesse o site do Dataprev (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/), preencha o formulário com CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Clique na caixa do captcha, para confirmar que você não é um robô. Por fim, pressione "Enviar".

Passo 2
Você será encaminhada a uma página de consulta. Caso apareça a mensagem "Requerimento não encontrado", isso significará que o seu CPF não foi utilizado de forma ilegal para pedir o auxílio. Na parte inferior, também constará o link para o requerimento.

Passo 3
Agora, se, ao fazer o passo 1, o site te encaminhou para uma página de resultado de solicitação, isso significará que o seu CPF foi utilizado para pedir o auxílio. Dentre as respostas que poderão aparecer são: benefício aprovado, benefício não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos.

Passo 4
Caso tenha sofrido com a fraude e seus dados estejam sendo usados sem seu consentimento, denuncie no sistema Fala.Br - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União ou ligue para 121 ou 0800 7070 2003.

Outra forma de identificar a fraude é receber uma mensagem no celular informando um código de solicitação do benefício. O código é enviado quando a pessoa faz o seu cadastro na solicitação do Auxílio Emergencial, mas a Caixa Econômica Federal (CEF) alerta que a mensagem enviada a quem não requereu o benefício pode ser uma isca para algum tipo de golpe.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune

Moraes autoriza operação da PF contra jornalista e entidades de imprensa reagem

Projeto Páscoa Solidária do TJMS pede doações para crianças e adolescentes

Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura

TJMS absolve homem condenado por estupro de vulnerável após caso envolvendo 'selinho'

Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário

Acusados de matar mulher com golpes de faca enfrentam Tribunal do Júri em Campo Grande

Justiça manda prefeitura reajustar tarifa técnica dos ônibus da Capital para R$ 7,79

Engenheiro reforça protagonismo da alvenaria tradicional frente à construção industrializada


Cerca de 8 milhões de pessoas já receberam a ajuda indevidamente (Sarah Chaves)



