O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul disse neste sábado que a capacidade nuclear da Coreia do Norte está se expandindo rapidamente, ampliando um alerta após o isolado país realizar seu quinto teste nuclear em desafio a sanções da ONU.
A Coreia do Norte conduziu seu maior teste nuclear na sexta-feira e disse que aprimorou sua técnica para carregar uma ogiva nuclear em um míssil balístico, em uma ameaça que rivais e as Nações Unidas têm sido incapazes de conter.
O teste mostrou que o líder norte-coreano Kim Jong Un não está disposto a retroceder e que sanções mais fortes e mais pressão precisam ser aplicadas para "causar dor insuportável no Norte para não deixar outra alternativa além de mudar", disse o ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se.
"A capacidade nuclear da Coreia do Norte está crescendo e acelerando para um nível considerável, tendo em vista que o quinto teste foi o maior em escala e que o intervalo entre testes foi reduzido substancialmente", disse Yun em uma reunião ministerial convocada para discutir o teste.
A denotação, que ocorreu no 68º aniversário de fundação da Coreia do Norte, recebeu reprovação ao redor do planeta.
Os Estados Unidos disseram que irão trabalhar com parceiros para impor novas sanções, e pediram que a China use sua influência como principal aliada da Coreia do Norte para pressionar Pyongyang a colocar um fim em seu programa nuclear.
Já o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que podem ser necessárias mais do que sanções adicionais para resolver a crise, sinalizando que será um desafio para o Conselho de Segurança da ONU chegar a um acordo sobre novas sanções.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025







