Em fase final do tratamento, a onça pintada e a cutia resgatadas durante as queimadas na Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, serão devolvidos à natureza, de acordo com a equipe do Centro de Reabilitação dos Animais Silvestres (CRAS) e o Grupo de Resgate Técnico Animal (GRETAP-MS) já estão na fase final do tratamento.
Segundo o veterinário Lucas Cazati, responsável pelo tratamento, os bichos chegaram muito debilitados devido a queimaduras nas patas e por respirarem grande quantidade de monóxido de carbono, resultado das fumaças.
"Hoje a onça está em plena ascendência, ela vem se recuperando das lesões causadas pelo fogo nas pernas e patas e também de uma pneumonia, e está na fase final do tratamento. Já a cutia está se alimentando muito bem e em breve também voltará para a natureza", expôs o médico.
Segundo Lucas, nem todos os animais resgatados das áreas queimadas conseguiram sobreviver. "Um exemplo é a anta que chegou amplamente queimada para nós, recebeu o tratamento, mas a parte da barriga veio bastante prejudicada. Fizemos inovações como pele de tilápia, mas infelizmente por conta da aspiração da fumaça ela não aguentou e veio a óbito", contou Cazati.
Além disso, o veterinário informou que mesmo após o fim do período de queimadas, o trabalho irá continuar na região Pantaneira. A Gretap e outros parceiros irão monitorar todas as áreas queimadas para contribuir com a volta da fauna e ajudar os bichos na reabilitação.
"As equipes irão fazer dissipação de alimentos por conta da fome cinza, já que a nossa preocupação está voltada, no momento, para aqueles que ficaram no local, para que eles se alimentem e se reabilitem por conta própria com a distribuição desses alimentos", finalizou.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025







