Acontece nesta quarta-feira (2) um eclipse solar que ocorrerá no fim da tarde, e poderá ser visível das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul, que deve presenciar um eclipse parcial.
Em uma estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina, o eclipse será anular, que é aquele que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo parcialmente nosso astro e deixando apenas um “anel de fogo” visível.
Em boa parte do Brasil, o fenômeno será apenas parcial, ou seja, a Lua não consegue cobrir o Sol da mesma maneira que em um eclipse anular, onde ainda é possível se ver o “anel de fogo”, com apenas uma parte do nosso astro estando coberta. O eclipse poderá ser visto por volta das 16h, com pico por volta das 16h57.
Apesar disso, ainda é possível visualizar esse fenômeno, mas com alguns cuidados em mente. Veja alguns cuidados para observar o eclipse:
- Não observe o eclipse diretamente sem equipamentos adequados;
- Não utilize “truques”, como tentar ver o eclipse através de chapas de raio-x, câmera do celular ou máquinas fotográficas (que também pode causar danos ao aparelho) e óculos escuros;
- Não faça o uso de telescópios sem os filtros apropriados;
- Utilize óculos próprios para observação de eclipses, que são vendidos em lojas especializadas em artigos astronômicos;
- Caso não consiga acesso aos óculos próprios para eclipse, vidros para solda com filtro 14 ou maior também podem ser utilizados, que se combinados com óculos escuros, aumentam ainda mais a proteção.
Para quem não conseguir observar o fenômeno, o Observatório Nacional, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa: observação remota e com o Time And Date, fará transmissão ao vivo do eclipse anular no YouTube.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025







