Menu
Menu
Busca terça, 15 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Geral

Em três meses, obras do Aquário do Pantanal avançaram apenas 3%

25 julho 2012 - 10h24Rodrigo Pazinato

Após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) divulgar, em abril deste ano, um relatório apontando que 37% do cronograma das obras do Aquário do Pantanal já estavam concluídos, o cenário não apresentou grandes avanços nos três meses seguintes. Desde então, as obras só avançaram em 3%.

Hoje, as obras chegaram ao percentual de 40% e a expectativa é que a estrutura do Aquário esteja mais adiantada dentro de um mês, segundo afirmou o engenheiro fiscal Domingo Sávio, da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), uma das responsáveis pela obra.

Segundo ele, a fundação é o trabalho mais difícil e demorado para ser concluído e essa era a etapa que estava sendo realizada. “Daqui a um mês nós já teremos grande parte da cobertura pronta”, afirmou.

O engenheiro afirma que algumas indefinições no projeto foram motivo da lentidão, situação habitual em obras de grande proporção, conforme afirma.

De acordo com ele, o cronograma continua dentro do prazo estipulado e a data de inauguração do projeto permanece sendo outubro de 2013.

“Algumas estruturas estavam pendentes, mas já foram regularizadas. A obra não está atrasada e continua dentro do prazo”, frisou Sávio.

A estrutura total, de 18,6 mil metros quadrados, vai abrigar ao todo 24 tanques, uma biblioteca - que será feita em forma de taça -, um auditório para 250 pessoas, um museu da biodiversidade, um restaurante, seis laboratórios e uma loja de souvenir. A aposta é que o Aquário se torne não só um espaço de entretenimento, mas um local para pesquisas.

“Já percebemos que a obra está sendo monitorada fora do país, o que demonstra que o Aquário é um marco para cidade. Acredito que o projeto será um local de pesquisa, se tornando um lugar de turismo científico, além de ser uma obra de grande alcance social”, disse Sávio.

Serão sete mil animais, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). A intenção é tornar o aquário o maior referencial do país em consulta científica da fauna e flora da região pantaneira.

Um dos principais desafios do projeto, segundo o engenheiro, será o sistema de gestão, já que a operação e manutenção do local terão altos custos. “A princípio o estado está à frente. Uma obra dessa precisa de compromisso público”.

Os números da estrutura impressionam. São 13 mil metros cúbicos de concreto, 1,5 milhão de quilos de aço e um reservatório com capacidade para 1,3 milhão de litros de água. Na entrada do Aquário a área será aberta ao público, onde estarão a biblioteca e o auditório. “Ainda não está definido, mas a princípio, o acesso a essa área será livre”.

A estrutura ainda terá quatro elevadores, sendo um deles para carga, além de duas escadas rolantes.

O tanque batizado como “Rio Paraguai” será o maior de todos, onde o visitante poderá transitar dentro do tanque, em um túnel.

A opção será de dois percursos, um deles passa pelo museu e conduz o visitante aos 18 aquários internos. O segundo trajeto leva o visitante até os seis tanques externos e ao restaurante.

O acrílico usado nos tanques é oriundo de uma empresa norte-americana, a estrutura metálica é de um empreendimento da Espanha e o restante dos materiais são do mercado nacional.

Meio Ambiente
A questão ambiental não foi esquecida e segundo o engenheiro Domingos, os possíveis riscos da obra foram todos solucionados.

“A subida do lençol freático nesse lugar não existe mais. Fizemos todo trabalho de drenagem na área que será descoberta. Pode chover e não haverá acumulo de água”.

Via Campo Grande News

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Um dia antes do crime, Wagner cancelou uma viagem com a esposa
Justiça
TJ manda soltar acusado de homicídio ocorrido em emboscada na Capital
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 46 milhões nesta terça-feira
Diabolin foi morto na frente da própria residência
Justiça
TJ mantém prisão de acusado de envolvimento na execução de "Diabolin"
Pantanal próximo a Corumbá
Geral
Fomento a propriedades com vegetação nativa excedente no Pantanal ganhará edital
Vitima - Luiz Henrique de Souza Barbarotti - Foto: Reprodução Facebook
Justiça
Homem é condenado a 2 anos por matar desafeto em disputa por cães na Capital
Vitíma fatal Ezequiel Euzébio Olegário Marques,o 'Bego' -
Justiça
Justiça nega liberdade a acusado de matar cigarreiro em Campo Grande
Ex-prefeito e ex-procurador de Aral Moreira são salvos pela nova Lei de Improbidade
Interior
Ex-prefeito e ex-procurador de Aral Moreira são salvos pela nova Lei de Improbidade
Programa Transformação -
Justiça
TJMS firma parceria para inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho
Fachada da prefeitura de Campo Grande
Geral
Sancionada lei para leilão de dívidas e limite de gastos da prefeitura
Foto: Arquivo Pessoal
Geral
Viu a Nutella? Família procura gata perdida na região do Tiradentes

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
Foto: Reprodução
Polícia
JD1TV: Motociclista perde o controle, cai e tem cabeça esmagada por ônibus em rodovia