A Polícia Rodoviária Federal divulgou as cinco principais causas de acidentes nas rodovias federais do Mato Grosso do Sul, entre elas estão sono, falta de atenção, velocidade incompatível, ingestão de álcool e desobediência à sinalização. Em 2017 foram registrados 1.935 acidentes, uma redução de 21,6% em relação ao ano anterior. O relatório pontou que as cinco principais causas presumíveis foram responsáveis por 68,2% dos acidentes graves ocorridos em 2017.
Em Mato Grosso do Sul a principal determinante, com 39% de todos os acidentes, foi a falta de atenção à condução, porcentagem idêntica ao balanço nacional. Essa causa reflete o comportamento desatento do condutor em razão de fatores distrativos que o levem a percepção retardada do perigo, tais como: falar ao celular, manusear equipamentos, conversar com passageiros, não observar os retrovisores, errar percurso, realizar manobras inadequadas, manuseio errôneo do veículo, entre outras.
A velocidade incompatível, como possível causa de 9,5% dos acidentes. Velocidade incompatível não é apenas transitar acima da velocidade regulamentada para a via. Mas também, mesmo quando dentro dos limites permitidos por Lei, esteja em desacordo com as condições meteorológicas, do local, do trafego e do próprio veículo.
Em terceiro lugar, com 7,1% das causas presumíveis, está o sono. Acidentes relacionados a motoristas que perderam o controle do veículo devido o condutor ter dormido na direção. Esses acidentes estão relacionados à exaustão do motorista, seja ele profissional ou não, que não planeja eficientemente sua viajem e a longas e exaustivas distâncias.
Com 6,6% das causas, está a ingestão de álcool. Somente no ano de 2017 o reforço da fiscalização desta conduta resultou em 92.747 testes de alcoolemia aplicados, resultando na autuação de mais de 1.321 e na prisão de 366 motoristas por infrações relacionadas ao consumo de álcool.
A desobediência à sinalização também computou 6,6% das causas apuradas, seguida das ultrapassagens proibidas, responsáveis por 4,8% dos acidentes.


Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto

Motorista bêbado que matou criança e idosa em acidente na Capital vai a júri popular

Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores

TJ mantém condenação de homem que estuprou a enteada mais de 10 vezes em MS

Força Tática prende "Corujão" por tráfico na região norte de Campo Grande

TJ nega soltar servidor acusado de desviar mais de R$ 5 milhões da prefeitura de Inocência

TJMS firma acordo com a União das Câmaras de Vereadores para reforçar proteção às mulheres

Sem concorrência, Romão Ávila deve seguir como chefe do MPMS







