Uma crise humanitária atinge o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, que vê centenas de imigrantes retidos em área restrita do terminal. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), são cerca de 400 pessoas, enquanto o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aponta para 291.
Buscando resolver o problema, o MJSP e a Polícia Federal (PF) se uniram para criar uma força-tarefa no aeroporto, para tratar dos pedidos de refúgio.
Segundo o procurador Guilherme Rocha Göpfert, que esteve com os refugiados, a prioridade é definir medidas para que os pedidos sejam apresentados o mais rápido possível. O atraso ocorre após falhas na plataforma digital Sisconare, de registros de pedidos de refúgio, que ficou fora do ar no fim de semana e voltou a operar nesta semana com instabilidade.
Na quinta-feira (13), representantes do MPF, da PF, da ONU (Agência da Organização das Nações Unidas) para Refugiados (ACNUR), da concessionária GRU Airport e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniram para discutirem o tema.
A previsão é que uma próxima reunião entre os representantes aconteça dia 27 deste mês, com o objetivo de apresentar propostas para o aperfeiçoamento dos serviços.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo inicia assinaturas do programa Oga Porã nas aldeias de MS

TJ solta homem que agrediu enteada com capacete em Campo Grande

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/4/2025

Ministério Público cobra preservação ambiental diante de ameaça ao Parque do Prosa

Funtrab oferta mais de 800 vagas de emprego para Campo Grande

JD1TV: Influenciador desmaia ao tentar levantar 225 quilos na academia

Bora apostar? Mega-Sena sorteia R$ 25 milhões nesta terça-feira

Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande

Programa Proleite será lançado nesta semana para elevar a produção leiteira em MS
