A fuga de 50 filhotes de cobra de monóculo (Naja kaouthia), uma espécie muito venenosa, está aterrorizando a cidade chinesa de Nanquim (leste), onde foi mobilizada nesta terça-feira uma operação de busca e ambulâncias equipadas com antídotos para atender possíveis vítimas da mordida.
Mais de 200 serpentes escaparam de um criadouro entre os dias 26 e 29 de agosto e três quartos delas morreram ou foram recuperadas, mas as autoridades foram avisadas na segunda-feira que um morador descobriu e matou uma dos cobras em sua casa, informou a imprensa oficial.
Publicidade
Os responsáveis do criadouro tinham comprado de forma ilegal 1.820 ovos de cobra de monóculo no começo de agosto na província sulina chinesa de Cantão e os transportaram sem aprovação oficial até Nanquim, em uma viagem a qual sobreviveram 1,5 mil filhotes.
Após ser alertado sobre a fuga, o governo local de Nanquim fechou o criadouro e anunciou que seus donos assumiriam a responsabilidade pelo ocorrido, ao mesmo tempo que lançou um dispositivo para capturar os animais.
Funcionários municipais começaram a patrulhar hoje um raio de cinco quilômetros ao redor do criadouro, enquanto pelos arredores foram distribuídas ambulâncias e pessoal sanitário com antídoto transportado desde Xangai.
As autoridades também enviaram funcionários para alertar aos moradores sobre a fuga das cobras, embora trataram de tranquilizá-los explicando que trata-se de filhotes de 20 centímetros -na idade adulta chegam a medir dois metros- e com um veneno mais fraco que o de exemplares mais maduros.
A criação comercial desta espécie de cobra, prezada por seu uso na medicina tradicional chinesa e na elaboração do vinho de serpente, é habitual em países como China, Vietnã, Laos e Mianmar (Mianmar), de onde é oriunda, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas








