O próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje (16) em Madri que espera "encontrar formas de manter a cooperação" com a nova administração dos Estados Unidos, "um parceiro fundamental do sistema das Nações Unidas".
"É muito cedo para fazer quaisquer previsões", disse o antigo primeiro-ministro português aos jornalistas, lembrando que "ainda não é secretário-geral e não falou diretamente" com o presidente eleito norte-americano.
Donald Trump prometeu rever as contribuições do país para a ONU e abandonar o Acordo de Paris sobre o clima.
"O secretário-geral Ban Ki-moon vai ter, em breve, uma reunião" com Trump, acrescentou Guterres, destacando que "a transmissão de poderes entre secretários-gerais será seguramente harmoniosa".
"Estou me preparando para o exercício das funções" de secretário-geral da ONU, um cargo que exige uma "atitude de diálogo efetivo e muito positivo com todos os Estados-membros", disse.
Nesta viagem à Espanha, que assume a presidência mensal do Conselho de Segurança da ONU em dezembro, Guterres lembrou a importância da contribuição espanhola para as Nações Unidas e o forte empenho no multilateralismo.
Ao final da entrevista, o futuro secretário vai receber o título de doutor Honoris Causa da Universidade Europeia de Madri pela forma como liderou durante dez anos o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). O título é "em reconhecimento pelo apoio às pessoas apátridas e por salvaguardar os direitos daqueles que se vêm obrigados a deixar o seu país em consequência de guerras, revoluções e perseguições políticas".
António Guterres presta juramento sobre a Carta das Nações Unidas em uma cerimônia pública em Nova York, no dia 12 de dezembro, perante representantes dos 192 Estados-membros.
O mandato de cinco anos de Guterres começa em 1º de janeiro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025







