A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2016) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem início nesta segunda-feira (17) com atividades abertas ao público externo. O evento é promovido pelos dez campi do IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Prevista para ser realizada até sábado, 22, a Semana tem como tema central “Ciência Alimentando o Brasil”, seguindo a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC).
“Neste ano, o evento está visando ainda mais a participação da comunidade externa. Os campi convidaram escolas e estão agendando visitas. Também serão realizadas atividades integradas com outras instituições”, afirmou o presidente da Comissão Central da SCT e diretor de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Thiago Prado.
Entre as parceiras, está a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o projeto “Produção de Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação em municípios de Mato Grosso do Sul”, que prevê mostra de microalimentos e oficina de forno solar em vários campi. A execução é em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS).
O evento também tem como parceiros o MCTIC, as secretarias municipais e de Estado de Educação, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS).
Programação
Um dos principais momentos da Semana são as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS, com a apresentação de projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada do Estado. Neste ano, serão expostos 658 trabalhos nas dez feiras, número recorde de selecionados.
Os campi da instituição também ofertarão minicursos e palestras, além de atividades como a mostra de cursos e os observatórios de Ingressantes, de Profissões e de Egressos.
Histórico
O evento teve início em 2010, no Campus Nova Andradina, o primeiro do IFMS a ser implantado.
Com mais de 300 participantes, a programação contou com minicursos, oficinas, mostras de trabalhos e palestras abertas ao público.
No ano seguinte, o evento foi promovido em cinco campi.
A Semana contou atividades nas sete unidades da instituição em funcionamento até então, em 2012, 2013 e 2014.
Na quinta edição da Semana, em 2015, foi a primeira vez que os três novos campi em Dourados, Jardim e Naviraí integraram a programação do evento.
Em 2016, o evento recebe auxílio financeiro para sua realização via pró-reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e de Extensão (Proex).
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







