A Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) promoverá, pela primeira vez, no próximo dia 06 de dezembro, o dia do Laço Branco, a Marcha de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A concentração é a partir das 9 horas, no Paço Municipal, e termina na praça do Rádio Clube.
A ação faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com o intuito de chamar não só a atenção das mulheres, mas dos homens também.
A Marcha terá a participação de servidores públicos, policiais e demais convidados além da modelo e atriz Luiza Brunet, uma importante ativista social pelo fim da violência contra as mulheres no âmbito e representante nacional da Virada Feminina.
A subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, destaca a importância de sensibilizar os homens também pelo fim da violência contra a mulher. “Pela primeira vez estamos mobilizando os homens para se juntarem nessa Marcha e, assim, acreditamos que a ação irá sensibilizar outros homens também. A SEMU faz o atendimento a mulher vítima de violência doméstica, porém, é fundamental trabalhar a prevenção não só com elas mas com os homens também, desconstruindo ideias arraigadas em nossa sociedade, chamando a atenção deles sobre comportamentos machistas e prejudiciais às mulheres”.
História
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha mundial realizada anualmente desde 1991, em vários países, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, período que compreende datas representativas para o enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres.
No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 e se inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o objetivo de dar visibilidade para a situação das mulheres negras que, além da violência de gênero sofrem a violência racial.
No dia seis de dezembro de 1989 aconteceu o Massacre de Mulheres em Montreal, no Canadá, quando 14 estudantes de engenharia foram assassinadas por um jovem que não aceitava a presença de mulheres no curso. Esse massacre deu origem à Campanha Internacional do Laço Branco. No Brasil, a partir de 2007, é o dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído pela Lei n. 11.489/07.
No âmbito do município de Campo Grande, foi criada a Lei n. 6.136/18 que instituiu no calendário oficial de eventos da Capital o dia 06 de dezembro como o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha é uma estratégia de mobilização da sociedade, por meio de organizações que desenvolvem ações coordenadas visando à sensibilização, conscientização e o engajamento na prevenção e na eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Aeroporto de Campo Grande é vendido para a empresa espanhola Aena

Famílias indígenas recebem R$ 378 mil para compra de material de construção

JD1TV: Ônibus 'cai' em cratera aberta pela chuva no Nova Lima

Kid Bengala lança campanha eleitoral "vou entrar com tudo"

Marquinhos quer afastar delegada de inquérito

Bolsonaro parte pra cima de eleitor em Brasília

Etanol tem a maior variação de preço na Capital, aponta Procon-MS

Prêmio Top Mega Brasil 2022 tem cinco finalistas de MS

Após denúncias, vereadores debatem mudanças no Proinc
