Menu
Menu
Busca quinta, 26 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Geral

Inovações e tecnologias de energia solar são temas da Mostra Sustentável

05 junho 2012 - 09h43David Majela

Junho de 2012 promete ser um mês de oportunidades em negócios e conhecimento de materiais e serviços, que buscam orientar o mercado em relação à sustentabilidade. Um dos aspectos que cria expectativas é o espaço dedicado à construção civil.

Alternativas como aquecimento solar, aproveitamento da água de chuva e válvulas de descarga que minimizam a quantidade de água utilizada, serão apresentadas a todos os visitantes, no intuito de motivar arquitetos e engenheiros a criar o hábito de sugerir e incluir nos projetos de seus clientes materiais que reduzam o uso dos recursos naturais e, logo, o impacto ambiental da construção.

Durante o Seminário de Construção Sustentável, serão oferecidos minicursos de empresas especialistas em energia solar em parceria com engenheiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

No minicurso “Energia solar e realidade brasileira”, arquitetos e engenheiros poderão atualizar-se nas inovações relacionadas as placas voltaicas e sistemas de aquecimento de água, e os aspectos relacionados a política e ao mercado no setor.

Outra inovação apresentada é o chuveiro híbrido, que ao utilizar água aquecida pela luz solar permite economia de energia e de recursos. Uma solução prática e barata, que pode reduzir em muito os despesas domésticos de muitas famílias.

A vantagem do uso deste tipo de tecnologia é que assim que o houver água suficientemente aquecida, pela energia solar, o chuveiro híbrido desativa instantaneamente o uso da eletricidade.

“O profissional ainda não se atentou para esse tipo de produto. As pessoas já têm alguma consciência da importância de incorporar a sustentabilidade em suas casas. Só falta os profissionais incorporarem em seus projetos”, reitera o arquiteto José Souza, da JSP Representações.

Ducha x chuveiro
Apesar dos termos serem utilizados em diversos casos existe uma diferença conceitual. A palavra ducha remete ao equipamento que não aquece a água com energia elétrica, ou seja, não possui uma resistência embutida e tem a utilidade de apenas regular o fluxo da água.

Chuveiros são equipamentos voltados para o aquecimento da água do banho e não apenas para sua dispersão. Com a utilização da eletricidade, os chuveiros têm um menor fluxo de água, necessário para aquecer a água no equipamento.

Já que as duchas não utilizam a energia elétrica, a água precisa chegar aquecida por outros meios, como aquecedores solares ou a gás. Os chuveiros híbridos mesclam os dois conceitos e por este motivo são inovadores, conseguindo mesclar as energias utilizadas, gerando economia de energia e auxiliando na preservação do meio ambiente.

O arquiteto afirma que nos últimos anos, o setor cresceu consideravelmente, principalmente no interior, graças a ações do governo como o “Minha casa, minha vida” que obriga a inclusão de sistemas de aquecedor solar para residências.

"Hoje, Dourados vende mais sistemas sustentáveis para empresas e residências do que Campo Grande", encerra. O evento é promovido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e organizado pela Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental e acontece de 5 a 7 de junho no Salão Golden Class, avenida Mato Grosso.

Via CG Notícias

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Giancarlo Josetti Sandim, o Gian Sandim -
Justiça
Com contas desaprovadas, Gian Sandim é obrigado a devolver R$ 185 mil ao Tesouro
Deputado estadual, Paulo Corrêa (PSDB)
Geral
Paulo Corrêa aposta na união do setor público e privado para o pleno emprego em MS
CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria
Interior
CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria
Foto: Álvaro Rezende/Secom
Geral
Famílias na Aldeia Água Funda recebem cartões do Programa Mais Social
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro
STF não tem data para novo julgamento
Cidade
Câmaras Municipais não têm poder para rever decisões dos Tribunais de Contas, decide STF
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Promotora diz que estudante assumiu risco de matar e defende júri popular
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena não tem vencedores e prêmio sobe para R$ 40 milhões
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP investiga Câmara de Ribas após empenho de meio milhão em verbas indenizatórias
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 25/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 25/6/2025

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada