A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta sexta-feira (29/11), um foguete de sondagem suborbital ao espaço a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, como parte da Operação Potiguar.
Segundo a Força Aérea, a missão foi concluída com sucesso e teve como objetivo treinar a equipe da organização e buscar maior autonomia para o Brasil em eventos de lançamentos deste tipo.
O foguete de sondagem foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço da FAB, e se trata de um modelo monoestágio, não guiado e lançado por meio de um trilho, e que pode atingir uma altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros e alcançar uma velocidade de até 6 mil km/h.
O coordenador da operação, Tenente-Coronel Engenheiro Fernando César Monteiro Tavares, detalhou os usos desse tipo de equipamento. “Esses foguetes são utilizados para experimentos científicos e tecnológicos voltados às indústrias de fármacos, metalurgia, semicondutores, alimentos e muitas outras”, contou.
Confira o vídeo do lançamento:
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República

Riedel destaca união do campo e da cidade na abertura da Expogrande

Gastronomia de MS ganha destaque em filme financiado pela Lei Paulo Gustavo

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 4/4/2025

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Motorista é condenado a 9 anos de prisão por morte em racha na Capital

Asteroide que tinha chances de atingir a Terra agora pode se chocar com a Lua

Lojinha do Bem pede ajuda para continuar com doações; saiba como ajudar

Viu o Simba? Família procura por gatinho laranja que sumiu na Vila Nasser
