Menu
Menu
Busca quarta, 07 de maio de 2025
Geral

MS e Amambay assinam acordo de integração cultural e podem virar estados irmãos

Governadores querem estreitar laços nas áreas da Educação, Segurança e no desenvolvimento da Rota Bioceânica

29 janeiro 2025 - 11h40Sarah Chaves

Em visita a Campo Grande, o governador do Departamento de Amambay, do Paraguai se reuniu com o governador de Mato Grosso do Sul nessa terça-feira (28), oportunidade em que assinaram o acordo de Cooperação Cultural e se comprometeram a firmar um termo de irmandade futuramente.

"Nossos estados têm uma longa história. A nossa cultura sul-mato-grossense se deve muito ao Paraguai, seja na música e nos hábitos. Tudo que construímos no Estado nós temos como referência o Paraguai. Para o Mato Grosso do Sul é muito importante formalizar esta parceria", afirmou.

O governador de Amambay, Juan Silvino elogiou a abertura que teve junto a Riedel. "A gente já vem trabalhando junto na questão de Segurança e policiamento, especialmente a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Polícia Nacional do Paraguai, porque a criminalidade não tem fronteira, logo é necessária uma comunicação fluída entre os dois países para poder combatê-la. Espero que a gente venha estreitar mais essa amizade".

Os governadores também discutiram alternativas de escoação da Rota Bioceânica e parcerias na Segurança, Saúde e Tecnologia, além de intercâmbio educacional entre estudantes paraguaios e brasileiros.

A apresentação do Estado Irmão será analisado na parte burocrática. Já para o acordo assinado de integração cultural, as Secretarias da Cultura de ambos os estados ficarão responsáveis pela regulamentação e realização de eventos.

Presente ao evento, o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, lembrou que a nova edição do Festival América do Sul, em maio, contará com atrações do Paraguai. Para o diretor, o acordo entre Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay é uma oportunidade única de fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem.

"Estamos ansiosos para dar vida a iniciativas que celebrem a música, as artes visuais, a gastronomia e tantas outras expressões culturais que representam a essência de nossos povos. Este é um passo significativo para consolidar a nossa região como um polo de integração cultural na América do Sul", frisa.


.

 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
Geral
Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio
Brasil leva ouro em três categorias da "copa do mundo da cerveja"
Geral
Brasil leva ouro em três categorias da "copa do mundo da cerveja"
Foto: Divulgação - Usina Laguna
Geral
Usina Laguna é a nova produtora de açúcar para exportação em MS
Desembargador Sérgio Fernandes Martins
Polícia
Contas eram pagas em dinheiro vivo, aponta PF sobre ex-presidente do TJMS
Presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan -
Justiça
TJMS assina acordo para implantação do Eproc
Diversas ruas de Paranaíba serão recapeadas
Geral
Governo irá recapear diversas ruas de Paranaíba em 1 ano
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Bora apostar? Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 20 milhões nesta terça-feira
Foto: Cedida
Geral
Moradores reclamam de 'escuridão' em rua que está há meses sem iluminação no Taveirópolis
Imagem de agentes da Polícia Federal -
Justiça
Filha de desembargador teria "desenrolado" venda de fazenda milionária por quase R$ 1 milhão
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP exige providências da Prefeitura de Três Lagoas para resolver problemas na fisioterapia

Mais Lidas

Whatsapp/JD1 Notícias
Polícia
AGORA: Homem é morto com golpes de foice, enrolado em saco e jogado em córrego na Capital
AGORA: Morre grávida que perdeu o bebê durante acidente de moto na Capital
Polícia
AGORA: Morre grávida que perdeu o bebê durante acidente de moto na Capital
Grávida socorrida em estado grave após acidente no Tiradentes perde o bebê na Santa Casa
Polícia
Grávida socorrida em estado grave após acidente no Tiradentes perde o bebê na Santa Casa
Mulher não resistiu aos ferimentos
Polícia
Jovem que morreu em acidente no Los Angeles era moradora de Costa Rica