Em visita a Campo Grande, o governador do Departamento de Amambay, do Paraguai se reuniu com o governador de Mato Grosso do Sul nessa terça-feira (28), oportunidade em que assinaram o acordo de Cooperação Cultural e se comprometeram a firmar um termo de irmandade futuramente.
"Nossos estados têm uma longa história. A nossa cultura sul-mato-grossense se deve muito ao Paraguai, seja na música e nos hábitos. Tudo que construímos no Estado nós temos como referência o Paraguai. Para o Mato Grosso do Sul é muito importante formalizar esta parceria", afirmou.
O governador de Amambay, Juan Silvino elogiou a abertura que teve junto a Riedel. "A gente já vem trabalhando junto na questão de Segurança e policiamento, especialmente a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Polícia Nacional do Paraguai, porque a criminalidade não tem fronteira, logo é necessária uma comunicação fluída entre os dois países para poder combatê-la. Espero que a gente venha estreitar mais essa amizade".
Os governadores também discutiram alternativas de escoação da Rota Bioceânica e parcerias na Segurança, Saúde e Tecnologia, além de intercâmbio educacional entre estudantes paraguaios e brasileiros.
A apresentação do Estado Irmão será analisado na parte burocrática. Já para o acordo assinado de integração cultural, as Secretarias da Cultura de ambos os estados ficarão responsáveis pela regulamentação e realização de eventos.
Presente ao evento, o diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, lembrou que a nova edição do Festival América do Sul, em maio, contará com atrações do Paraguai. Para o diretor, o acordo entre Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay é uma oportunidade única de fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem.
"Estamos ansiosos para dar vida a iniciativas que celebrem a música, as artes visuais, a gastronomia e tantas outras expressões culturais que representam a essência de nossos povos. Este é um passo significativo para consolidar a nossa região como um polo de integração cultural na América do Sul", frisa.
.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Conta de luz fica 0,69% mais cara a partir desta terça-feira

JD1TV: Invocação do coisa ruim? Bode aparece 'do nada' comendo capim em cima de fios elétricos

Bioparque abre inscrições para Clube de Ciência nesta terça

Energisa abre vagas em curso de eletrotécnica e emprego no call center

Com foco na inclusão e Justiça social, TJMS cria Núcleo de Direitos Humanos

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

Estado decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Em posse na Corregedoria-Geral da PGE, Fabíola Marquetti destaca "busca por aprimoramento"
