Em 15 dias desde o início do funcionamento do sistema online de denúncia disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE/MS), 173 denúncias de crimes eleitorais já foram protocoladas. O número indica uma média de 11,53 denúncias por dia.
A maioria das acusações é de propaganda eleitoral por meio de mensagens eletrônicas e telemarketing. Foram 54 denúncias do crime, ficando acima das 25 denúncias por propaganda em bens de uso comum e 20 de propaganda intra partidária ou antecipada.
A lista segue com 17 denúncias por compra de voto ou gastos ilícitos em campanha, 14 reuniões políticas, 13 de propaganda com carros de som, minitrio, alto-falantes e amplificadores de som, 8 de propagandas mediante inscrição ou pintura em fachadas, muros ou paredes, 7 de propagandas com distribuição de material gráfico, 4 propagandas ao longo das vias públicas, 4 propagandas em outdoor, 3 de identificação na sede de partidos, 3 de realização de debates ou entrevistas com candidatos ou partidos e uma denúncia de showmício.
Entre os municípios onde ocorreram os crimes eleitorais, Campo Grande lidera a lista com 64 denúncias na Capital, seguido de Naviraí, com 13 denúncias e Corumbá, com 11.
Sistema
O sistema Web Denúncia permite ao cidadão fiscalizar as ações dos candidatos quanto às infrações de natureza eleitoral. Na ferramenta, o denunciante deverá preencher todos os itens obrigatórios que estiverem marcados com asteriscos, até finalizar a denúncia. Será necessário que o usuário aponte a possível infração eleitoral, a data, o local da ocorrência, a cidade e a descrição da ocorrência, além de informações, tais como o nome do infrator e seu partido/coligação. A denúncia somente será processada se a infração estiver comprovada com indícios de seu cometimento, por meio de foto, áudio ou vídeo, caso em que será dispensada a identificação do denunciante.
Manual de orientações para a denúncia de crimes eleitorais clique aqui.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025







