A Portaria nº 44 da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), responsável por assegurar que consumidores tenham acesso gratuito a água durante shows e festivais, por meio de garrafas de uso pessoal, bebedouros ou “ilhas de hidratação”, foi renovada por 120 dias. A renovação foi publicada no Diário Oficial da União.
O documento pontua que as empresas promotoras de eventos deverão “assegurar o acesso gratuito de garrafas, contendo água potável para consumo pelos consumidores, devendo fixar os materiais de que tais recipientes podem ser compostos, a fim de garantir a segurança e a integridade física dos participantes”.
Pontos para a venda de comidas, bebidas e de distribuição gratuita de água precisam ainda estar posicionados em áreas estratégicas e de fácil acesso, assim como deve haver estrutura adequada para o resgate de participantes do evento em situações de emergência.
A portaria considera as condições climáticas extremas nos últimos anos e reforça garantias de respeito à dignidade, saúde e segurança dos consumidores, previstas no CDC (Código de Defesa do Consumidor). Aos Procons caberá fiscalizar eventual aumento abusivo nos preços da água mineral e o cumprimento da estratégia de proteção a saúde do público, por parte dos promotores de eventos.
Em Mato Grosso do Sul, denúncias poderão ser encaminhadas ao Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), por meio do site www.procon.ms.gov.br, aplicativo MS Digital e telefone 151.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo avalia aulas teóricas de habilitação no YouTube

Ex-prefeito de Aral Moreira se livra de dívida milionária após prescrição

JD1TV: Mães e crianças ficam feridas após episódio com pitbull a caminho da creche

Iniciativa do TCE-MS vai apoiar municípios na adequação à LGPD

Ninguém acerta dezenas e prêmio da Mega-Sena pula para R$ 76 milhões

Posto de atendimento para débitos da PGE será instalado no Tribunal de Contas de MS

Mais Social soma 4.226 pessoas beneficiadas após busca ativa em MS

Investigação do MPMS mira "farra das diárias" a vereadores de Brasilândia

Promotoria monitora oferta de vagas em creches municipais de Nova Andradina
