A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), realizará no dia Mundial Sem Tabaco, terça-feira, 31 de maio, ações de sensibilização da população, com distribuição de folders e realização de palestras educativas sobre os malefícios do tabagismo, visando proporcionar à população, melhor qualidade de vida.
O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O Tabagismo (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé) é considerado pela OMS uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica, comportamental e fator de risco modificável para mais de 50 doenças, entre as quais as incapacitantes e fatais como o câncer, cardiovasculares e respiratórias crônicas. O Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo da SESAU visa reduzir as prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo dessa substância por meio de serviços e ações, uma vez que o tabaco é responsável, por exemplo, em 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), portanto o DANT trabalha com o intuito de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas.
Este ano a OMS fará um apelo aos países para que adotem a padronização de embalagens de produtos de tabaco, restringindo o uso de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro. A padronização de embalagens é importantes para reduzir a atratividade dos produtos de tabaco, restringir o uso de embalagens como forma de promoção e publicidade, limitar rotulagens enganosas e aumentar a eficiência das advertências de saúde.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Coophavila II, com a participação dos usuários fará uma caminhada nas ruas do bairro e orientação quanto às doenças adquiridas pelo uso do tabaco ativo ou passivo, encaminhamento do usuário tabagista para o tratamento nas Unidades de Saúde onde o Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo está implantado e aplicação de teste com o aparelho de monoxímetro (mede a quantidade de toxinas no organismo do tabagista.
Programação:
Abertura às 7h com início da caminhada às 7h30, na UBS Coophavila II.
Percurso: Rua dos Arquipélagos (UBS), Rua dos Mariscos, Avenida Marinha, Rua Península, Rua Maracaibo, Rua dos Mariscos e Rua dos Arquipélagos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Procon-MS oferece até 45% de desconto para quitação de multas administrativas

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Nova planta da Eldorado reaproveita lodo biológico como combustível

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS

Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão







