Menu
Busca quinta, 01 de junho de 2023
(67) 99647-9098
Geral

Protagonistas na luta pelas mulheres na Capital analisam denúncia de Luiza Brunet

Carla Staphanini e Liz Derzi Matos acreditam que a queixa da atriz incentivará mais mulheres à denunciarem

02 julho 2016 - 09h34Júlia de Freitas

Duas importantes protagonistas dentro da luta pelas políticas públicas pelas mulheres em Campo Grande, a vereadora Carla Stephanini (PMDB) e a ex-secretária de Políticas para Mulheres, Liz Derzi Matos (PTB), viram a denúncia de Luiza Brunet, que acusou o ex-namorado de agredi-la, como um importante incentivo às mulheres a denunciarem seus possíveis agressores e assim, receberem o apoio necessário.

Liz Derzi Matos foi secretária de Políticas para Mulheres da cidade de Campo Grande no ano passado, nomeada por Gilmar Olarte e acredita que a situação das mulheres é grave no país, já que a cada uma hora e meia uma mulher é morta por seu parceiro. Luz diz que a recente denúncia de Luiza Brunet, que acusou o ex-namorado de agressão física, foi um ato corajoso. "Por ser uma celebridade, teve um ato muito corajoso (a denúncia) e com certeza irá estimular muitas mulheres a fazer o mesmo", analisa a ex-secretária em entrevista ao JD1 Notícias. Carla Stephanini informa que a vergonha muitas vezes impede mulheres famosas de se manifestarem. "Mulheres com uma condição socioeconômica elevada e celebridades muitas vezes, por vergonha, deixam de denunciar. À partir do momento que uma mulher dessas expõe a dor da violencia sofrida por ela acaba sendo um exemplo positivo e pedagógico para que outras mulheres possam tomar a mesma atitude de denuncia", afirmou a vereadora.

Mais uma vez, o caso de Brunet vem para nos atentar ao fato de que a violência doméstica acomete a todos os setores da sociedade. Segundo as duas políticas, o que acontece é um problema estrutural que atinge todas as mulheres, independentemente de classe, etnia ou orientação sexual. Isto se deve por se tratar de uma questão cultural, "de uma sociedade que coloca a mulher em posição de inferioridade e passividade, legitimando a violência como forma de dominação", diz Liz. "Esse depoimento da Luiza Brunet confirma aquilo que sempre nós, que trabalhamos com políticas públicas para mulheres, evidenciamos: que a violência contra a mulher atinge a todas as mulheres indistintamente", afirmou Carla.

Para ambas, o incentivo à denúncia é extremamente importante. Liz afirma diz que enquanto secretária realizou uma divulgação massificada do número 180 - central telefônica para atendimento às mulheres vítimas de agressão e que funciona 24 horas por dia, servindo para orientar as mulheres a buscarem o apoio necessário e os passos a serem tomados. A denúncia faz, de cera forma, com que as políticas públicas para as mulheres agredidas, andem. "A atitude de denunciar é fundamental", diz Carla. 

Situação na Capital

Campo Grande teve um grande avanço quando o assunto é política para mulheres através de ações como inauguração da Casa da Mulher Brasileira, um dos maiores projetos de direitos humanos do país, onde o objetivo é oferecer um atendimento integrado e humanizado à mulher agredida. "A mulher passou a encontrar em um mesmo lugar todo apoio necessário e o serviços que muitas vezes demorava meses para ser concluído e que fazia muitas desistirem no meio do caminho", foram as palavras de Liz. "Ainda tem muita coisa para caminhar e consolidar as políticas publicas para mulher, considerando que a atual administração tem uma série de dificuldades de gestão, mas de uma maneira geral, eu acho que nós avançamos", disse Carla. Para a vereadora, é importante estes "equipamentos" públicos em serviço da mulher, que, aliados à denúncias das mulheres, dará bons frutos para o início de uma mudança cultural dentro de nossa sociedade.

A ex-secretária, Liz, conclui "Em briga de marido e mulher, onde há a violência doméstica, temos que meter a colher sim, pois não existe mulher que gosta de apanhar. Existe é mulher humilhada demais para denunciar, machucada demais para reagir e com medo demais para denunciar".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Brechós agregam vintage e podem substituir alta-costura com looks de inverno
Geral
Tiktokers "presenteiam" crianças negras com bananas e macacos de pelúcia; vídeo
Geral
Hospital Regional terá horário de visitas ampliado a partir de 1º de junho
Geral
Divulgada pontuação dos candidatos em processo seletivo para monitor de alunos
Geral
De forma inesperada, pai foi impedido de registrar filha em cartório por ser cego
Geral
Mais de 400 candidatos passam para 2ª fase do concurso para juiz, do TJMS
Geral
Em menos de 24h para encerrar, Receita espera mais de 9 mil declarações em MS
Geral
Desafio viraliza e streamer morre após beber várias garrafas de vodca em vídeo
Geral
Nota MS Premiada terá sorteio nesta quarta-feira
Geral
AGEMS vai monitorar desenvolvimento de ipês na Capital

Mais Lidas

Polícia
Você conhece? IML de Cuiabá procura família de campo-grandense morto há 15 dias
Polícia
Em menos de um ano, trio é condenado por latrocínio de pecuarista em Campo Grande
Geral
Desafio viraliza e streamer morre após beber várias garrafas de vodca em vídeo
Polícia
Motoqueiro que passou a mão em jovem no Aero Rancho é indiciado por importunação