O relatório final da CPI que investiga a omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos Casos de Violência Contra Os Povos Indígenas de 2000 a 2015 não agradou os defensores dos indígenas no estado. Na conclusão, realizada na leitura do relatório final no último dia 2, os membros da Comissão isentam o governo do Estado pelos crimes ocorridos durante o período.
Segundo o documento apresentado pela deputada e relatora da comissão Antonieta Amorim (PMDB), não há provas necessárias para responsabilizar o Estado pelo crime de omissão ou ação nos casos de violência contra os indígenas.
Na terça-feira, 7, às 17 horas, termina o prazo estipulado aos integrantes que pretendem acrescentar informações ou contestar o relatório. O documento então segue para a votação, marcada para esta quinta-feira, dia 8.
O movimento "Ocupa Iphan", que organiza a ocupação que está ocorrendo no Iphan da cidade e o Coletivo Terra Vermelha, grupo que move ações em prol dos povos indígenas do Estado, manifestaram através de uma nota de repúdio, seu descontentamento em relação à conclusão do relatório da CPI. De acordo com a nota divulgada nas redes sociais, "trata-se de uma manobra política proposital que inviabiliza o fornecimento de informações importantes sobre a realidade de violências que afetam os povos indígenas de Mato Grosso do Sul".
Os movimentos afirmam que os membros da Comissão tentaram "maquiar" a realidade ao desconsiderar a responsabilidade do Estado já que desconsideram as ações de defesa de medidas que representam um retrocesso aos direitos indígenas feitas pelo Estado do Mato Grosso do Sul.
Para ler a nota completa, acesse:
https://www.facebook.com/notes/ocupa-iphan-ms/nota-de-rep%C3%BAdio-ao-relat%C3%B3rio-final-da-cpi-do-genoc%C3%ADdio/1723241191283342
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo Brasileiro enviará ajuda humanitária ao Equador e Peru após terremotos

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula em R$ 53 milhões

Carreta tem problema mecânico e bloqueia parte da BR-163

Soraya registra ocorrência na Polícia Federal após ser xingada em programa ao vivo

Brasil deixará de ser atendido pelo 99Food em abril

Ministra dos Povos Indígenas desembarca na Capital para reunião com Riedel

Jovem que sobreviveu à acidente que matou amigas na BR-163 recebe alta

Traidor sim, corno nunca! Com 18 namoradas, bombeiro exigia fidelidade

Amarildo será velado na Assembleia a partir das 20h30
