Menu
Menu
Busca segunda, 21 de julho de 2025
Geral

Repelente caseiro não espanta mosquito da dengue

15 outubro 2011 - 06h17Arquivo

Repelentes feitos em casa a base de citronela, andiroba e outras substâncias oleosas, segundo pesquisadores e médicos veterinários não são um meio eficaz de afastar o mosquito da dengue.

No máximo diminui a concentração por uma hora e, garantem picadas em uma pele cheirosa. De acordo com a médica veterinária do setor entomologia do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Elaine Araújo, "as receitas caseiras funcionam menos que os repelentes com produtos químicos. O correto mesmo é não deixar depósitos de água acumulada, pois combatemos a larva e não deixamos que ela cresça".

"Não adianta fazer os repelentes caseiros, evite a coleção de água parada no ralo, calha. A receita caseira pode fazer efeito em até 50% dos casos, mas dura pouco tempo. Óleos e cravo da índia não funcionam nem para os pescadores", informou a médica veterinária.

A justificativa é partilhada com o resultado de pesquisas feitas na Unesp de Botucatu, que testaram as principais receitas caseiras para afastar o Aedes aegypti. Os resultados foram divulgados pela revista "Unesp Ciência".

Com a chegada do verão, época em que os casos de dengue disparam, as fórmulas mágicas e "naturais" proliferam quase tão rápido quanto o mosquito que transmite a doença, ganhando espaço em correntes de e-mail, redes sociais e até em alguns programas de televisão.

"O maior perigo é a falsa sensação de segurança. As pessoas aplicam essas substâncias achando que vão estar protegidas contra a doença, mas, na verdade, estão vulneráveis", diz Hélio Miot, professor de Dermatologia e um dos coordenadores da pesquisa, que será publicada na "Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical".

Para combater o mosquito diariamente, Elaine Araújo, não recomenda usar repelentes comprados todos os dias, pois "podem intoxicar o organismo de quem estiver usando prolongadamente". Além disso, a médica veterinária explica que o mosquito da dengue vem se adaptando ao longo do tempo em água limpa e hoje, está migrando até as fossas.

A dengue possui quatro tipos de sorotipos, sendo que a hemorrágica pode ser desenvolvida em qualquer um deles, e pode até matar uma pessoa.

Teste

Na Unesp, para realizar o experimento, os cientistas usaram andiroba, cravo-da-índia, citronela, óleo de soja e outros produtos que a crença popular diz afastar o mosquito.

"Eles afastaram os mosquitos por um curto período. Algumas centenas de segundos apenas. Nenhum superou os repelentes industrializados", avaliou Hélio Miot.

Velas

As velas à base de citronela e andiroba, porém, podem fazer diferença."Qualquer meio que bagunce esses sensores já ajuda. Acender fogueiras é um método muito antigo de espantar insetos", diz Miot.

"Qualquer vela, mesmo as comuns, vai contribuir. Isso, porém, só funciona em ambientes fechados e com tamanho restrito. Numa varanda, por exemplo, não serviria pra nada", completou o pesquisador da Unesp.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Preta Gil na edição do 'The Masked Singer' dedicada ao amor
Geral
Corpo de Preta Gil será velado no Rio com cortejo em trio elétrico
Lucas da Silva Santos
Geral
Adolescente morre internado após comer bolinho de mandioca envenenado
Plenário do CNJ -
Justiça
Judiciário precisa julgar 28 mil processos de improbidade até outubro
Polícia Penal Federal -
Justiça
TJ mantém preso em regime federal acusado de liderar facção em MS
CIJUS
Geral
CIJUS realiza atendimento prioritário a eleitores com deficiência nesta semana
Willames Monteiro dos Santos, acusado de feminicídio foi capturado por policiais da DEAM -
Justiça
TJ confirma júri popular e mantém prisão de acusado de matar companheira atropelada
Foto: Matheus Carvalho/Sejusp
Geral
Serviços do 'MS Em Ação' serão levados a aldeia Alves de Barros em Porto Murtinho
Foto: Divulgação
Cidade
Curso gratuito de corte e costura está com inscrições abertas na Capital
Ministério Público Federal (MPF) -
Justiça
MPF recorre ao STF e STJ para obrigar Facebook a combater conteúdo misógino no Brasil
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Interior
TCE multa prefeito de Porto Murtinho por irregularidades no Fundeb e transporte escolar

Mais Lidas

Leonardo foi morto a facadas
Polícia
Marido mata ex-amante da esposa a facadas em Campo Grande
Polícia Civil vai investigar o caso
Polícia
Pai de santo é denunciado por suspeita de assédio em Campo Grande
O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira
Polícia
JD1TV: Video mostra pistoleiro atirando contra traficante e usuário de drogas na Nhanhá
Preta Gil morre aos 50 nos EUA
Geral
Preta Gil morre aos 50 nos EUA