O plano dos Estados Unidos de lançar um ataque cibernético contra a Rússia em represália à suposta intromissão do Kremlin na campanha presidencial americana é o mesmo que "brincar com fogo", advertiu neste sábado Andrei Krustkij, enviado especial do presidente russo Vladimir Putin.
"Os Estados Unidos estão se preparando para uma guerra cibernética e querem nos intimidar? É uma ingenuidade e irresponsabilidade de sua parte. Estão tentando brincar com fogo, mas podem acabar queimando sua própria casa", disse Krustkij em entrevista à agência "Interfax".
Ontem, a emissora de televisão americana "NBC" informou, citando fontes dos serviços de inteligência dos EUA, que a CIA tem a incumbência de apresentar opções à Casa Branca para uma operação "clandestina" e de amplo alcance cibernético contra o Kremlin.
Além disso, ex-funcionários de inteligência acrescentaram que a CIA já teria reunido documentos que poderiam expor o presidente russo, Vladimir Putin.
"Nenhuma ação contra a Rússia ficará impune", enfatizou Krutskij, embaixador especial para assuntos de cooperação internacional em matéria de segurança cibernética.
O funcionário russo afirmou que os Estados Unidos, ao invés de diminuírem a tensão para chegar a acordos para que essas situações não aconteçam, tentam intimidar a Rússia. "Isto é um descaramento, uma grosseria e um estupidez", acrescentou Krutskij.
Os Estados Unidos acusaram oficialmente a Rússia dos ataques que, entre outras coisas, proporcionaram a divulgação de 20 mil e-mails do Comitê Nacional Democrata (DNC, sigla em inglês) por parte do site "Wikileaks".
O presidente dos EUA, Barack Obama, "já tem várias respostas disponíveis, e considerará uma que seja proporcional", mas é "improvável que a torne pública antes de sua realização", disse esta semana o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Geral
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Justiça
Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

Saúde
"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Justiça
Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Justiça
Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Justiça
Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Agronegócio
Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025

Geral






