Foi publicada em Diário Oficial a Lei que institui o Programa de Recuperação de Créditos, Facilitação em Renegociações de Dívidas e Regularização da Titularidade dos Contratos Habitacionais - Novo Morar Legal, que irá repaginar o atual Morar Legal que atendeu aproximadamente 9.700 beneficiários inadimplentes.
Através do programa, o Governo do Estado irá implementar alterações que facilitarão o entendimento e o trato com o público beneficiado com imóveis pela Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB-MS), “compreendendo os empreendimentos executados com recursos próprios e os administrados pela autarquia”.
O Novo Morar Legal deve regularizar aproximadamente 10 mil beneficiários inadimplentes com mais de 3 prestações em atraso aptos a serem regularizados como destinatários deste novo Programa.
O novo programa irá também irá permitir a regularização em favor de ocupantes que não sejam os beneficiários originais do imóvel.
Com relação a renegociação de dívidas de contratos relativos à carteira imobiliária originária da liquidada da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de Mato Grosso do Sul (CDHU), será concedido, sobre o saldo devedor atualizado, incluídas as prestações vencidas, descontos de 80% para pagamento à vista e 65% para pagamento parcelado em até 360 (trezentos e sessenta) meses (30 anos).
No entanto, o ocupante do imóvel ou o beneficiário titular poderá requerer o pagamento à vista ou o parcelamento em até 120 meses, correspondente ao valor total das parcelas inadimplidas do instrumento contratual celebrado com desconto de 40% sobre os juros e a multa.
Fica ainda autorizado em caráter temporário, que os atuais ocupantes irregulares de imóveis (aqueles que não possuem contratos vigentes de aquisição de imóvel com a Agehab-MS) transfiram a titularidade do contrato para si, mediante sub-rogação, desde que preencham os requisitos da Lei, e que a unidade habitacional componha empreendimentos que tenham sido entregues até 31 de dezembro de 2020.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


Foto: Agehab 



