Durante a Sessão Administrativa Pública do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), realizada na última quinta-feira (10), o diretor de Gestão e Modernização, Douglas Avedikian, apresentou o sistema Portal da Jurisprudência e afirmou que “será o maior Portal em conteúdo de Jurisprudência do país”. O lançamento está previsto para 2016
Segundo o diretor de Modernização da Corte de Contas a grande inovação é o Boletim de Jurisprudência contido no Portal, que tem a finalidade de divulgação das decisões colegiadas proferidas pelo Tribunal de Contas bem como do TCU, STF e STJ de relevância para o Controle Externo. Um trabalho de coleta das decisões publicadas no período selecionado. O trabalho de desenvolvimento do sistema e de coleta das informações foi realizado minuciosamente pelos servidores da Diretoria de Gestão e Modernização (DGM).
A nova ferramenta que permite a organização e fácil localização dos documentos gerados e/ou utilizados pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Com ela é possível localizar documentos utilizando termos chaves para busca dentro dos conteúdos facilitando, desta forma, a busca da informação não obrigando ao usuário a conhecer detalhes do processo.
A nova página de Jurisprudência está organizada para efetuar buscas na jurisprudência da corte e nos pareceres. Além da recente coletânea realizada pela Escoex, serão também divulgados no Portal de Jurisprudência os pareceres-C coletados desde 1997. Para facilitar a localização do tema explorado, a busca se dará por assunto ou data.
Segundo Anderson Paulino entre os benefícios destacam-se o fortalecimento da transparência e acesso à informação, bem como, a facilidade para os jurisdicionados terem rápido acesso ao conhecimento mais amplo do posicionamento da Corte em razão de determinada matéria.
A auditora estadual de controle externo, Valéria Cominale, acrescentou a crescente valorização da jurisprudência mesmo em países que, como o Brasil, adotam o sistema jurídico civil law, no qual a principal fonte do Direito advém do texto legal. Desta forma passa-se a dar particular relevância na participação dos julgadores na criação de soluções jurídicas e transformação social.
Diante desse panorama surge a necessidade, não só de se proferir decisões fundamentadas e íntegras que garantam a segurança jurídica, mas também se faz imperativo disponibilizar ferramentas adequadas e eficazes de busca da jurisprudência ao público em geral, e em especial aos jurisdicionais.
Conteúdos gerenciados
O TCE/MS apresenta uma nova forma de busca de jurisprudência que nesta primeira fase irá gerenciar os seguintes conteúdos:
Jurisprudência: Atos deliberativos do TCE-MS publicados em diário oficial contendo os Acordãos, Parecer, Parecer-C e Decisões Singulares.
Súmulas: Especial destaque a Resolução Normativa n° 34/1999 por meio da qual foram editadas as “Súmulas” do TCE-MS de grande importância, pois representam a consolidação da jurisprudência da Corte. No atual sistema não há uma forma clara de divulgação, com o lançamento do novo portal as súmulas passarão não só a ter visibilidade, mas também a possibilidade de localização por conteúdo. Está em fase final o projeto onde foram comentadas as Súmulas proferidas pela Corte Fiscal de MS. Destaca-se o trabalho realizado pelo Departamento de Normas e Informação Jurisprudencial da DGM, que elaborou comentários às 91 súmulas com base na jurisprudência atual desta Corte e legislação em vigor. Na próxima fase serão adicionados os diários oficiais dos jurisdicionados do TCE-MS centralizando desta forma, em um só lugar a busca de informações.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS


O presidente do TCE-MS, Waldir Neves 




