Menu
Menu
Busca sexta, 01 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Geral

Usuários do Facebook podem ter tido dados hackeados

Facebook investiga se dados como nome e número de telefone podem ter sido compartilhado por Hackers

21 dezembro 2019 - 10h48Sarah Chaves, com informações do Valor Econômico

A notícia desta sexta-feira (20) levanta a possibilidade de que grupos criminosos tenham sido capazes de acessar essas informações pessoais, fazendo-as circular hoje, mesmo em meio aos esforços do Facebook para proteger o grande volume de informações delicadas que guarda.

Os dados, teriam sido expostos em um fórum de hackers por uma organização criminosa, na semana passada, segundo o site de tecnologia "Comparitech".

Os analistas teriam percebido o problema e tirado as informações do ar na quinta-feira (19), mas os dados podem ter sido usados para enviar “spams em grande escala por SMS e em campanhas de ‘phishing’ [fraudes eletrônicas para adquirir dados pessoais]”, segundo o "Comparitech".

O Facebook informou estar “analisando a questão” e considera “provável que as informações tenham sido obtidas antes das mudanças” feitas nos últimos anos “para proteger melhor as informações das pessoas”.

A rede social está elaborando nos últimos meses um novo “programa de privacidade”, que inclui a criação de um comitê de privacidade independente de seu conselho de administração, como parte de um acordo judicial recorde de US$ 5 bilhões com a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) por seu histórico de violações de privacidade.

Após o vazamento de dados da Cambridge Analytica, empresa britânica que foi acusada de acessar ilegalmente informações de usuários do Facebook e usá-las em campanhas políticas, a rede social decidiu restringir o acesso a certos tipos de dados, incluindo telefones.

O "Comparitech" informou que a base de dados pode ter sido recolhida por uma “operação de ‘raspagem’ ilegal” anterior a 2018, mas sinalizou que o Facebook também pode “ter uma brecha de segurança que permitiria aos criminosos acessar identidades e números de telefone dos usuários mesmo depois que o acesso foi restringido”, finalizou em artigo.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dep. Silvia Waiãpi (PL - AP) - Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Política
TSE mantém cassação de deputada que usou verba eleitoral para harmonização facial em 2022
Divulgação / Assessoria / OAB/MS
Geral
OAB/MS recebe dirigentes das Caixas de Assistência de todo o país em encontro institucional
Grupamento Policial de Jaraguari / Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
Perseguição em Jaraguari termina com tiros da PM e suspeito detido
PM atendeu o caso - Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
Em fuga da PM, motoqueiro derruba passageira durante perseguição no Nova Lima
Hospital da Vida
Saúde
Dourados confirma 9ª morte por chikungunya em meio a surto da doença
Foto: Divulgação
Polícia
Polícia apreende agrotóxicos sem registro e contrabando durante abordagem em Fátima do Sul
Foto: Divulgação
Interior
Rapaz é detido em Rochedo após fuga da PM, sem CNH e com motocicleta adulterada
Governador Eduardo Riedel
Geral
Em mensagem, Riedel celebra Dia do Trabalhador e crescimento de MS
Faca apreendida - Foto: Divulgação
Polícia
Após fim de relacionamento, homem espera ex com faca e acaba preso em Nova Alvorada do Sul
Reprodução / Vídeo
Polícia
Câmera flagra assaltante atirando em recepcionista de motel durante crime no Nova Lima

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande