Menu
Menu
Busca domingo, 28 de abril de 2024
Interior

Presídio de Ponta Porã se destaca em ações de saúde

A unidade adotou estratégias eficazes de prevenção e tratamento contra doenças como tuberculose e hanseníase

16 março 2024 - 12h50Brenda Leitte, com Gov MS

Com foco na atenção integral à saúde da população privada de liberdade e humanização da pena, uma série de ações desenvolvidas na Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã (MS), está fazendo da unidade prisional referência de tratamento penal na área. É o que aponta relatório desenvolvido pelo Setor de Saúde do presídio e validado pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio de sua Divisão de Saúde.

Entre as ações desenvolvidas, está a busca ativa de casos, com visitas nas celas e pavilhões dos internos, de uma a duas vezes por semana, oferecendo suporte, atendimento, consultas, orientações, solicitação de exames complementares, acesso e promoção à saúde, já que nem sempre o custodiado busca esse atendimento no setor.

Outra medida importante, é o oferecimento de capacitações aos servidores e internos em primeiros socorros, visando resposta rápida às situações emergenciais, além de elaboração de fluxo eficaz na remoção de pacientes graves. Os cursos envolvem palestras e treinamento de suporte básico à vida, com utilização de equipamentos como desfibriladores automáticos e dispositivos de ressuscitação respiratória.

Com foco na prevenção por meio da informação, cartazes, panfletos e até um televisor com informes ilustrativos estão disponibilizados aos detentos, abordando os principais cuidados integrais. Conforme o diretor a UPRB, Jorge Mário leite dos Santos, a intenção é sempre implementar boas práticas alinhadas às diretrizes nacionais de saúde.

“A equipe de saúde não busca apenas oferecer tratamento, mas sim, dignidade e respeito aos que enfrentam a privação de liberdade, onde, cada atendimento é um elo que conecta o indivíduo ao direito fundamental à saúde, com a singularidade de cada história e com o objetivo de afastar o interno das sombras da marginalização”, destacou o dirigente.

Uma das principais preocupações, segundo a enfermeira do presídio, Priscila Camila Diniz de Moura, são com doenças graves com maior risco de se proliferar devido ao contato coletivo, como a tuberculose e a hanseníase. Nesse sentido, a unidade adotou estratégias eficazes de prevenção e tratamento.

“Elaboramos um protocolo com fluxos específicos da unidade baseados nas diretrizes do Ministério da Saúde, voltado para o controle da tuberculose na população privada de liberdade, diminuição da estigmatização e preconceito. Realizamos também a busca de casos de forma ativa, com o rastreio de todos os sintomáticos respiratórios uma vez ao ano e busca passiva no decorrer do ano”, explicou a profissional, ressaltando que é oferecido o tratamento adequado para todos os casos detectados, além da proteção dos custodiados sadios.

Também é dada a devida atenção para prevenção e tratamento de outras dermatoses, como micoses, infecções de pele e tecido subcutâneo, com uso de medicamentos ou realização de outros procedimentos adequados ao caso e de medidas educativas.

Além disso, é feito o rastreio, diagnóstico, aconselhamento e tratamento em DST/HIV/AIDS, Sífilis, Hepatites em busca ativa de praticamente todos os custodiados. Realizadas campanhas de vacinação para COVID, influenza e pneumonia, bem como atualização vacinal e campanhas sobre o câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem.

Outra preocupação é com a saúde mental dos detentos, principalmente devido ao ambiente de confinamento, que gera uma série de agravos psicossociais, como síndromes de abstinências, ansiedade, depressão, esquizofrenia e outros transtornos de personalidade.

A unidade também dispõe de atendimentos odontológicos, sob responsabilidade do dentista Fernando Ferreira de Cordoue. No local, são realizados procedimentos básicos, como os oferecidos nas UBSs (unidades básicas de saúde) do Município.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Forças de Segurança fiscalizam estabelecimentos comerciais em Tacuru
Polícia
Forças de Segurança fiscalizam estabelecimentos comerciais em Tacuru
Ações contra maus-tratos no 'Abril Laranja' aconteceu em Bodoquena e Corumbá
Interior
Ações contra maus-tratos no 'Abril Laranja' aconteceu em Bodoquena e Corumbá
Operação mira desvio de recursos públicos em Bataguassu -
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra fraude em obra pública em Bataguassu
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Interior
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Promotoria de Justiça de Rio Verde de Mato Grosso/MS
Interior
Tabacarias são alvo de investigação do Ministério Público
Mulher morreu no meio da rua
Interior
Ao lado da amiga, idosa morre durante caminhada em Nova Andradina
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria
Dinheiro apreendido na operação contra o grupo criminoso -
Interior
Ex-pregoeira presa em Sidrolândia alega ser mãe solteira e pede liberdade
Fernanda foi morta com vários golpes de faca
Interior
Mulher assassinada por usuário tentou se defender e morreu segurando terço em Naviraí
Carros ficaram destruídos no acidente
Interior
Mãe e filho são as vítimas de grave acidente na BR-163, em São Gabriel do Oeste

Mais Lidas

Motocicleta foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Cabo do Exército é uma das vítimas do grave acidente na BR-262; mulher tem 39 anos
Vereador Claudinho Serra
Justiça
23 dias depois, Claudinho Serra é solto
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
João Victor Cardoso morreu no dia 20 após bater em uma árvore e hoje, dia 27, Carlos Eduardo Freitas faleceu ao colidir contra um poste de luz
Polícia
200 metros e sete dias separou morte de jovens motociclistas na Lúdio Martins Coelho