A BR-262 virou destaque internacional em reportagem do jornal americano The New York Times, que apresentou dados e a problemática da pista, baseada em estudos de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Wagner Fischer- doutor em Ecologia e Conservação, Raquel Faria de Godoi- Engenheira Ambiental e Antonio Conceição Paranhos Filho professor da UFMS foram os responsáveis pelas informações do artigo.
Segundo o jornal americano, em 1990, o biólogo Wagner Fischer viajou a região do pantanal pela BR-262 como estudante de pós-graduação e ao mesmo tempo que ficou fascinado com o bioma, acabou chocado com a carnificina à beira da estrada, aproveitando para registrar imagens de diversos animais mortos na estrada que liga a capital Campo Grande a Corumbá.
Os dados sobre o atropelamento de animais foram realizados por meio de monitoramento entre os anos de 1996 a 2000. Nesse período 930 bichos, representando 29 espécies de répteis e 47 espécies de aves foram atropelados no trecho. Um registro separado de mamíferos, a ser publicado em breve, inclui mais de 2.200 espécimes.
Conforme a publicação a estrada é a mais mortal do Brasil e uma das mais mortíferas do mundo para a vida selvagem, e isso foi afirmado pelo estudo de Fischer, que inspirou outros, todos eles confirmando a conclusão inicial do doutor.
Em 2014, uma equipe liderada por Julio Cesar de Souza, da UFMS divulgou que em 15 meses, eles encontraram 518 carcaças de 40 espécies, e notaram animais mortos a cada seis quilômetros - um aumento de dez vezes desde 2002. Já em 2017, um estudo apontou mais de 1.000 mamíferos mortos em um ano.
O The New York Times apontou no texto que os ecologistas estão apreensivos e preocupados com o aumento do problema, já que o Brasil abriga 20% da biodiversidade mundial, e o presidente eleito, Jair Bolsonaro, declarou por algumas vezes a preocupação com o desenvolvimento do país e do agronegócio, por vezes a necessidade de se abrir mais estradas nessas áreas de grande bioma e com sensibilidade ambiental.
Veja a reportagem clicando aqui
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA

Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coagir ministros; Defensoria Pública assume defesa


O jornal americano falou sobre a alta mortalidade de animais na BR-262 (Reprodução The New York Times)



