O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, enviou 100 toneladas de medicamentos e insumos médicos à Venezuela para apoiar o país vizinho após a destruição do seu maior centro de distribuição de medicamentos, em Caracas, em um episódio que o governo venezuelano atribuiu a um ataque militar estrangeiro.
A primeira remessa de 40 toneladas foi destinada prioritariamente ao tratamento de pacientes que dependem de hemodiálise.
Em resposta à ajuda brasileira, a presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, manifestou especial agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo do Brasil, destacando o apoio em um momento considerado crítico para o sistema de saúde venezuelano. O reconhecimento foi feito em mensagem oficial e cita conversas com o presidente brasileiro sobre a cooperação.
O gesto brasileiro foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como um ato de solidariedade regional que não compromete o atendimento aos cerca de 170 mil pacientes em tratamento de diálise no Sistema Único de Saúde. Padilha lembrou que, durante a pandemia de covid-19, a Venezuela forneceu cerca de 130 mil metros cúbicos de oxigênio ao Brasil para enfrentar a grave crise de falta de insumos em Manaus, um gesto que agora foi retribuído com a entrega de medicamentos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil entra em lista de países com emissão de vistos congelada pelos EUA

Presidente do México descarta invasão dos Estados Unidos

Mato Grosso do Sul registra avanço no Judiciário com 512 mil processos julgados

Presidente de Cuba reage a Trump e diz que país não será intimidado

Protestos no Irã deixam mais de 500 mortos e elevam tensão com os EUA

Trump afasta operação contra Putin e defende pressão política dos EUA

Vaticano tentou negociar asilo para Maduro na Rússia, diz jornal

Putin lança míssil balístico de uso nuclear em ofensiva contra a Ucrânia

Macron diz que vai votar contra acordo entre União Europeia e Mercosul


Presidente Lula e a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez (CNN)


