Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Internacional

Escritora Toni Morrison morre aos 88 anos

Autora foi a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura

06 agosto 2019 - 18h10Rauster Campitelli, com informações da Agência Brasil

Primeira negra a ganhar o Nobel de Literatura, a escritora americana Toni Morrison morreu ontem (5), aos 88 anos, na cidade de Nova York. A morte foi comunicada nesta terça-feira (6) pela editora que a representava e por sua família. "Sua narrativa e sua hipnótica prosa deixaram uma marca indelével na nossa cultura. Seus romances dominam e demandam a nossa atenção", escreveu no Twitter o diretor da editora Alfred A. Knopf, Sonny Mehta.

A família de Toni Morrison informou, por meio de comunicado, que a escritora "morreu após uma breve doença". "Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida", afirma a nota, segundo a agência de notícias AFP.

Conhecida por descrever as dificuldades enfrentadas pela comunidade negra nos EUA, Morrison ganhou o Nobel de Literatura em 1993 e, após uma carreira de décadas, deixa um legado com obras que se destacam pela sua humanidade, como Amada, Canção de Salomão e Deus Ajude essa Criança.

O romance mais famoso de Toni Morrison, Amada, foi inspirado em uma história verdadeira e angustiante que a escritora primeiramente achou "inacessível à arte". O livro lhe rendeu o Pulitzer de ficção em 1988.

Seus outros trabalhos incluíram Playing in the Dark, uma coleção de ensaios; Dreaming Emmett, uma peça sobre o adolescente assassinado Emmett Till; e vários livros infantis de coautoria com Slade Morrison, seu filho que morreu de câncer em 2010.

Toni Morrison também escreveu sobre os horrores da escravidão e do racismo, questionando a noção simplista do bem e do mal.

Nascida em 1931 em Lorain, no estado de Ohio, Morrison formou-se em letras e lecionou em várias universidades, tendo trabalhado também como editora na Random House, num posto que lhe permitiu divulgar outros nomes da literatura afro-americana.

Sua estreia como autora ocorreu pouco antes de completar 40 anos, em 1970, com o romance O Olho mais Azul, baseado numa história de infância sobre uma criança negra que desejava ter olhos azuis e que foi assediada pelo pai.

Morrison se sentia sozinha com os dois filhos, em Nova York, quando começou a escrever

Em entrevista ao jornal The New York Times, em 1979, Toni Morrison recordou que se sentia sozinha com os dois filhos, em Nova York, quando começou a escrever. "Escrever era uma coisa que eu fazia à noite, depois de as crianças irem dormir", contou.

Após O Olho mais Azul, seguiram-se Sula (1973), Canção de Salomão (1977), Tar Baby (1981) e Amada (1987), todos eles dando voz a personagens negras e evocando questões relacionadas ao racismo, segregação e minorias.

Em 1993, quando se tornou a primeira escritora negra a ganhar o Nobel de Literatura, a Academia Sueca destacou a presença da tradição afro-americana nas obras da autora, por influência dos livros que lia e das histórias que o pai lhe contava, e da transposição desse patrimônio cultural para romances sobre redenção e integridade.

Nesta terça-feira, no Twitter, o Nobel escreveu: "Toni Morrison, ganhadora de um prêmio Nobel, morreu aos 88 anos. Ela foi uma das forças literárias mais poderosas e influentes do nosso tempo".

A escritora foi casada com o arquiteto jamaicano Harold Morrison, com quem teve dois filhos. O casal se divorciou em 1964. A escritora deixa o filho Harold Ford Morrison e três netos.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

José Antonio Kast
Internacional
Kast vence as eleições no Chile
José Antonio Kast e Jeanette Jara
Internacional
Chile decide presidência em segundo turno marcado por vantagem da ultradireita
Um membro do Esquadrão de Choque da Polícia atende a ocorrência no local
Internacional
Tiroteio em celebração judaica deixa 12 mortos na Austrália
Ilustrativa
Internacional
Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante
A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca
Internacional
Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Agora, mais de 50,6 mil famílias devem ser beneficiadas
Geral
Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social
Governador Eduardo Riedel (PP)
Política
CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel
Benjamin Netanyahu em Jerusalém
Internacional
Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí