Menu
Menu
Busca sábado, 14 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Internacional

Israel anuncia restabelecimento do cessar-fogo após ataques a Gaza

Bombardeios deixaram pelo menos 91 palestinos mortos

29 outubro 2025 - 13h23Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O Exército israelense anunciou nesta quarta-feira (29) que está restabelecendo o cessar-fogo na Faixa de Gaza, "após uma série de ataques que atingiram dezenas de alvos terroristas".

"De acordo com orientação do governo, após uma série de ataques que atingiram dezenas de alvos e neutralizaram terroristas em resposta às violações do Hamas, o Exército retomou a aplicação do cessar-fogo", diz comunicado dos militares israelenses.

As autoridades israelenses afirmaram que suas forças atacaram "30 terroristas que ocupavam posições de comando em organizações" que operam dentro do território palestino.

A nota diz ainda que as forças israelenses continuarão a respeitar o acordo de cessar-fogo, mas responderão com firmeza a qualquer violação do pacto.

Pelo menos 91 palestinos, incluindo 24 crianças e sete mulheres, morreram entre a tarde dessa terça-feira (28) e hoje devido aos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, disseram fontes médicas e da Defesa Civil do enclave à agência de notícias EFE. A onda de ataques, que atingiu de norte a sul a Faixa de Gaza, começou na tarde de ontem, por ordem do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, depois de ter acusado o Hamas de violar o cessar-fogo, em vigor há mais de duas semanas.

Netanyahu determinou ao Exército que realizasse "ataques contundentes na Faixa de Gaza", após reunião do Gabinete de Segurança, segundo comunicado do governo de Israel.

A reunião de segurança foi convocada depois de o Hamas ter devolvido a Israel os restos mortais de um refém, que, após exames forenses, foram identificados como pertencentes a um prisioneiro cujo corpo já tinha sido recuperado em 2023.

IO ministro israelense da Defesa acusou o Hamas de um ataque no sul de Gaza, que matou um soldado israelense nessa terça-feira, e de violar os termos relativos à devolução dos corpos dos reféns mortos. O Hamas alegou não ter "qualquer ligação" com o ataque e insistiu no seu compromisso com o acordo de cessar-fogo.

O Hamas rejeitou o que chamou de "alegações infundadas" e acusou Israel de "tentar fabricar falsos pretextos em preparação para novas medidas agressivas".

Ataques israelenses - Israel realizou os ataques em resposta ao que considerou serem violações do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos (EUA). Na manhã desta quarta-feira, colunas de fumaça subiam em várias partes do território enclave. O presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu, no entanto, que "nada" poria em risco o acordo de cessar-fogo, em vigor desde 10 de outubro, que intermediou entre Israel e o Hamas.

A Defesa Civil havia adiantado, na última madrugada, que pelo menos 50 pessoas, incluindo 22 crianças, tinham sido mortas em ataques israelenses no território.

Os ataques atingiram casas, escolas e blocos residenciais na Cidade de Gaza e Beit Lahia, no norte do enclave, Bureij e Nuseirat, no centro, e Khan Younis, no sul. 

Três mulheres e um homem foram retirados dos escombros da casa da família al-Banna, no bairro de Sabra, ao sul da cidade, acrescentou a Defesa Civil.

No campo de refugiados urbano de Bureij, cinco membros da família Abu Sharar foram mortos num ataque aéreo contra a sua casa, na zona do Bloco 7, acrescentou a AFP. Em Khan Younis mais cinco pessoas morreram quando aeronaves atingiram um veículo numa estrada a noroeste da cidade.

A Defesa Civil informou  que as suas equipes de resgate  "trabalham em condições extremamente difíceis" e que teme que o número de mortos aumente, pois algumas pessoas desaparecidas podem estar presas sob os escombros.

"Nada vai pôr em risco" o cessar-fogo, afirmou o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta semana. "É preciso compreender que o Hamas representa uma parte muito pequena da paz no Oriente Médio e precisa de se comportar."

Acordo - O acordo de cessar-fogo intermediado pelos EUA, o Egito, Catar e a Turquia deveria implementar a primeira etapa do plano de paz de 20 pontos de Trump para Gaza.

O acordo previa que o Hamas devolvesse os seus 48 reféns, vivos e mortos, no prazo de 72 horas após a entrada em vigor do cessar-fogo, em 10 de outubro.

Todos os 20 reféns israelenses vivos foram libertados em 13 de outubro em troca de 250 prisioneiros palestinos e 1.718 detidos em Gaza.

Israel entregou também os corpos de 195 palestinos em troca dos corpos dos 13 reféns israelenses devolvidos pelo Hamas até a data, juntamente com os de dois reféns estrangeiros – um tailandês e um nepalês.

Onze dos reféns mortos que ainda estão em Gaza são israelenses, um é tanzaniano e um é tailandês.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mortos na Operação Contenção / PMERJ E PCRJ -
Justiça
Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos
O ditador Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Internacional
Coreia do Norte reconhece novo líder do Irã e critica "atos de agressão" dos E.U.A
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
PCC e CV atuam em diversos estados brasileiros
Internacional
PCC e Comando Vermelho serão classificados como 'organizações terroristas' pelos EUA
Foto: EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Internacional
Irã define novo líder supremo após morte de Ali Khamenei
Foto: Anadolu/Reuters
Internacional
Irã denuncia mortes de civis e diz que mais de 1,3 mil morreram em conflito com EUA e Israel
Bombardeio em vários locais do Oriente Médio
Internacional
Hezbollah no Líbano volta à guerra e conflito escala no Oriente Médio
Papa Leão XIV
Internacional
Papa pede diplomacia e fim da espiral de violência no Oriente Médio
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Internacional
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Bombardeio atingiu Irã
Internacional
Itamaraty desaconselha viagens a 11 países após ataque ao Irã

Mais Lidas

Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora