Após 467 dias de guerra na Faixa de Gaza, Israel e Hamas chegaram a um acordo para um cessar-fogo nesta quarta-feira (15), com o tratado sobre a trégua entrando em vigor neste próximo domingo (19).
O cessar-fogo foi anunciado em Doha pelo primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman, que teve apoio do Egito e Estados Unidos para mediar as negociações do acordo.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o acordo, e relembrou as vítimas do ataque inicial e da guerra que se seguiu.
“Mesmo enquanto celebramos esta notícia, lembramos todas as famílias cujos entes queridos foram mortos no ataque do Hamas em 7 de outubro, e as muitas pessoas inocentes que perderam a vida na guerra que se seguiu. Já passou da hora de os combates terminarem e de o trabalho de construir a paz e a segurança começar”, disse o presidente norte-americano.
Essa é a segunda trégua assinada por Israel e pelo Hamas desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, e ela tem como objetivo aplicar medidas que levem ao fim definitivo do conflito.
O acordo estabelece a libertação gradual de todos os reféns que ainda estão sob controle do Hamas, a retirada das tropas israelenses de Gaza, libertação de palestinos presos em presídios israelenses e planos para o futuro do território.
Nessa primeira etapa do acordo, 33 dos cerca de 100 reféns mantidos pelo Hamas serãp libertados e devolvidos para Israel.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Juiz mantém condenação por "gatos" na Ceasa contra ex-diretor e eletricista

China irá isentar brasileiros de visto para viagens de até 30 dias ao país

Irmãos Menendez podem ser libertados após mais de 30 anos de prisão

Popular, Papa Leão XIV acumula mais de 9 milhões de seguidores em 24h no Instagram

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

Em 1ª coletiva mundial, papa Leão XIV pede libertação de mais de jornalistas

STJ libera inclusão de gênero neutro em Registro Civil

Estados Unidos e China entram em acordo e terão redução de tarifa temporária

Papa pede paz na Ucrânia e em Gaza ao celebrar 1ª oração de domingo: 'Guerra nunca mais'
