Razan Abu Zaher, uma menina palestina de apenas quatro anos, morreu neste domingo (20) em um hospital no centro da Faixa de Gaza, vítima de complicações causadas pela fome e desnutrição.
A informação foi confirmada por uma fonte médica local.
A morte da criança evidencia o agravamento da crise humanitária no território, que enfrenta um bloqueio severo à entrada de ajuda humanitária desde março deste ano.
De acordo com o Ministério da Saúde palestino, ao menos 76 crianças e 10 adultos já morreram por causas relacionadas à desnutrição desde o início do conflito em outubro de 2023.
Somente nas últimas 24 horas, 18 pessoas morreram de fome em Gaza, em meio à escassez de alimentos, medicamentos e água potável.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a maioria dessas mortes ocorreu após as autoridades israelenses intensificarem o bloqueio ao envio de ajuda humanitária.
Desde o início de março, a entrada de comboios com suprimentos tem sido sistematicamente impedida, agravando a já crítica situação da população civil no território palestino.
Razan foi uma das quatro crianças que faleceram nos últimos três dias. A mais nova delas tinha apenas três meses de idade.
A história da menina havia chamado atenção há um mês, quando uma equipe da CNN a encontrou em estado grave, visivelmente fraca e desnutrida.
Sua mãe, Tahrir Abu Daher, relatou na ocasião que não conseguia comprar leite para a filha e que o produto era raro até mesmo nos hospitais.
“Sua saúde era muito boa antes da guerra, mas depois dela sua condição começou a se deteriorar devido à desnutrição. Não há nada que a fortaleça", contou a mãe em entrevista concedida em 23 de junho, quando Razan já estava hospitalizada há 12 dias.
A menina lutou por mais 27 dias, mas não resistiu.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA








