Moradores de um campo agrícola no estado de Pueblo no centro-sul do México tiveram uma surpresa nesta semana, quando um buraco de 91 m de largura e 18m de profundidade se abriu no solo.
Imagens gravadas mostraram moradores correndo enquanto a abertura crescia. A depressão no solo obrigou a evacuação de uma casa da região e autoridades orientaram os locais a ficarem longe da abertura.
Testemunhas relataram ter ouvido um estrondo "similar a um trovão" quando o chão começou a ceder. Antes do estrondo, o sumidouro tinha cerca de 4,5 m de largura e a expectativa de autoridades é que ele cresça ainda mais.
Uma investigação iniciada pelo governo nacional deve apontar a causa do acidente em 30 dias.
"Estamos muito tristes porque construímos nossa casa com muito esforço, sacrifício. Conseguimos, mas isso aconteceu", afirmou o Magdalena ao jornal El Sol del Mexico.
Investigações mostraram que o buraco — chamado oficialmente de dolina — apareceu por causa de falhas geológicas no solo, e mudanças na água infiltrada no chão.
Mas, investigadores ambientais do governo ouvidos pela mídia local deram uma versão mais aprofundada e afirmaram que o sumidouro apareceu após um lençol aquífero subterrâneo ser usado sem nenhum cuidado. Outra teoria dos moradores locais é que o buraco seja o retorno de um lago que existia na região
"Há muito tempo havia um lago ali, mas não sabemos por que o cobriram, mas achamos que a água lutou para recuperar seu espaço e por isso [o buraco] apareceu", afirmou um morador local a TV Azteca.
Para reforçar a teoria, no momento o buraco está cheio de água.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Abertura tem 91 metros de largura e 18 de profundidade e pode crescer mais (Reuters)



