Um terremoto de magnitude 5,4 atingiu os arredores de Lisboa, em Portugal, nesta segunda-feira (26). O tremor foi fortemente sentido na capital portuguesa e no Porto e é um dos mais fortes em décadas no país, que já foi atingido por um dos piores terremotos do mundo, no século XVIII.
O terremoto ocorreu pouco depois das 05h no horário local (01h no horário de Brasília), e teve o epicentro no mar, a 52 quilômetros da costa de Setúbal, cidade nos arredores de Lisboa.
O Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores pelo mundo em tempo real, registrou uma magnitude de 5,4. Já o IPMA (Instituto Portugês do Mar e Atmosfera) disse que o terremoto teve magnitude 5,3
Ainda de acordo com o USGS, o terremoto ocorreu em uma profundidade de 17,5 quilômetros da superfície, que é considerada baixa e aumenta a intensidade do tremor.
Além de Lisboa, o terremoto também foi sentido no Porto e várias regiões por todo o país europeu, que, no século XVIII, foi atingido por um megaterremoto que é um dos maiores já registrados na história (leia mais abaixo). O governo disse que não havia registrado um tremor tão forte desde um terremoto que atingiu o país em 1969.
A agência de proteção civil de Lisboa afirmou ter recebido centenas de chamadas pedindo orientação, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de danos ou vítimas no país, segundo disse o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Também não houve alertas por tsunami.
Com g1
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Itália aprova lei que restringe a concessão de cidadania para estrangeiros

Juiz mantém condenação por "gatos" na Ceasa contra ex-diretor e eletricista

China irá isentar brasileiros de visto para viagens de até 30 dias ao país

Irmãos Menendez podem ser libertados após mais de 30 anos de prisão

Popular, Papa Leão XIV acumula mais de 9 milhões de seguidores em 24h no Instagram

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

Em 1ª coletiva mundial, papa Leão XIV pede libertação de mais de jornalistas

STJ libera inclusão de gênero neutro em Registro Civil

Estados Unidos e China entram em acordo e terão redução de tarifa temporária
