Na noite desta terça-feira (7), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou controvérsia ao publicar em uma rede social dois mapas em que o território do Canadá aparece anexado ao dos Estados Unidos.
Em um dos mapas, a bandeira norte-americana cobre os dois países, acompanhada da legenda: “Oh, Canadá!”. No segundo, os territórios são identificados como “Estados Unidos”, sem qualquer texto explicativo.
A publicação é parte de uma série de declarações de Trump iniciadas na segunda-feira (6), em que ele defende que o Canadá deveria se tornar o “51º estado” norte-americano.
Durante uma coletiva de imprensa na Flórida, ele afirmou que a anexação seria financeiramente vantajosa para ambos os países e classificou a fronteira entre os dois como uma “linha artificialmente desenhada”.
Ao justificar a sua ideia, Trump declarou que os Estados Unidos gastam “centenas de bilhões de dólares por ano” para proteger o Canadá. Ele também ameaçou utilizar medidas econômicas para pressionar o vizinho, como a imposição de tarifas ou até boicotes a produtos canadenses, caso sua sugestão não seja bem recebida.
“Eles são ótimos, mas estamos gastando muito para cuidar deles. Seria melhor para todos unirmos forças”, disse.
Até o momento, o governo do Canadá não comentou oficialmente as declarações. No entanto, a opinião pública canadense reagiu com indignação nas redes sociais, com muitas mensagens reforçando o orgulho nacional e repudiando a ideia de anexação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

EUA iniciam processo para reincluir Argentina em programa de isenção de visto

CNJ define prazo para tribunais integrarem novos serviços ao portal Jus.br

Reino Unido traça plano para enviar suprimentos a Gaza e retirar crianças do local

Musk mandou Starlink desligar internet durante operação da Ucrânia contra Rússia em 2022

Estudantes morrem após desabamento do telhado de escola na Índia

Senadores norte-americanos classificam tarifas de Trump ao Brasil como 'abuso de poder'

Homem morre após confrontar policiais com faca em Campo Grande

Médico se declara culpado por morte de Matthew Perry, de Friends

Homem será indenizado em R$ 70 mil após ser flagrado nu pelo carro do Google Maps
