Na noite desta terça-feira (7), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou controvérsia ao publicar em uma rede social dois mapas em que o território do Canadá aparece anexado ao dos Estados Unidos.
Em um dos mapas, a bandeira norte-americana cobre os dois países, acompanhada da legenda: “Oh, Canadá!”. No segundo, os territórios são identificados como “Estados Unidos”, sem qualquer texto explicativo.
A publicação é parte de uma série de declarações de Trump iniciadas na segunda-feira (6), em que ele defende que o Canadá deveria se tornar o “51º estado” norte-americano.
Durante uma coletiva de imprensa na Flórida, ele afirmou que a anexação seria financeiramente vantajosa para ambos os países e classificou a fronteira entre os dois como uma “linha artificialmente desenhada”.
Ao justificar a sua ideia, Trump declarou que os Estados Unidos gastam “centenas de bilhões de dólares por ano” para proteger o Canadá. Ele também ameaçou utilizar medidas econômicas para pressionar o vizinho, como a imposição de tarifas ou até boicotes a produtos canadenses, caso sua sugestão não seja bem recebida.
“Eles são ótimos, mas estamos gastando muito para cuidar deles. Seria melhor para todos unirmos forças”, disse.
Até o momento, o governo do Canadá não comentou oficialmente as declarações. No entanto, a opinião pública canadense reagiu com indignação nas redes sociais, com muitas mensagens reforçando o orgulho nacional e repudiando a ideia de anexação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel

Presidente da Coreia do Sul é destituído do cargo

Influencer é preso após invadir ilha que abriga 'povo mais isolado do mundo'

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

JD1TV: Incêndio atinge Disneyland Resort

Tribunal da Coreia do Sul confirma impeachment do presidente e prepara novas eleições

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

JD1TV: Menina é 'jogada' de brinquedo em parque de diversões e socorrida em estado grave

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%
