Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), afastados de suas funções após a Operação Ultima Ratio, deflagrada em 24 de outubro, começaram a ser monitorados eletronicamente nesta terça-feira (5). A medida, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), visa acompanhar os magistrados enquanto eles são investigados por suspeita de envolvimento na venda de sentenças.
A instalação das tornozeleiras eletrônicas foi confirmada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Os desembargadores monitorados são: Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS; Sideni Soncini Pimentel, presidente eleito para 2025 e 2026; Vladimir Abreu da Silva, vice-presidente eleito para os próximos dois anos; Alexandre Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues.
A decisão do STJ também proíbe os magistrados de acessarem as dependências dos órgãos públicos e de se comunicarem com outras pessoas envolvidas nas investigações. O TJMS, após o afastamento, convocou juízes para assumirem a direção administrativa provisória da Corte e Câmaras de julgamento.
Além dos desembargadores, a investigação apura a participação de outros servidores do judiciário, um procurador de Justiça, empresários e advogados, incluindo alguns familiares dos magistrados. As suspeitas envolvem crimes como lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação de documentos e organização criminosa.
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, utilizou informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para rastrear movimentações financeiras suspeitas. O caso segue em sigilo de Justiça.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

STF mantém prisão de Rúbia, acusada de participação no esquartejamento do ex

Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante da morte de Marielle, pede prisão domiciliar

Motorista é condenado a 9 anos de prisão por morte em racha na Capital

MPF cobra gestão responsável e correta movimentação do Fundeb em Ladário

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão
