Menu
Menu
Busca quinta, 06 de março de 2025
Justiça

Desembargadores do TJMS começam a ser monitorados com tornozeleira eletrônica

A medida faz parte da Operação Ultima Ratio, que investiga venda de sentenças na Justiça Estadual

06 novembro 2024 - 09h50Vinícius Santos

Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), afastados de suas funções após a Operação Ultima Ratio, deflagrada em 24 de outubro, começaram a ser monitorados eletronicamente nesta terça-feira (5). A medida, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), visa acompanhar os magistrados enquanto eles são investigados por suspeita de envolvimento na venda de sentenças.

A instalação das tornozeleiras eletrônicas foi confirmada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Os desembargadores monitorados são: Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS; Sideni Soncini Pimentel, presidente eleito para 2025 e 2026; Vladimir Abreu da Silva, vice-presidente eleito para os próximos dois anos; Alexandre Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues.

A decisão do STJ também proíbe os magistrados de acessarem as dependências dos órgãos públicos e de se comunicarem com outras pessoas envolvidas nas investigações. O TJMS, após o afastamento, convocou juízes para assumirem a direção administrativa provisória da Corte e Câmaras de julgamento.

Além dos desembargadores, a investigação apura a participação de outros servidores do judiciário, um procurador de Justiça, empresários e advogados, incluindo alguns familiares dos magistrados. As suspeitas envolvem crimes como lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação de documentos e organização criminosa. 

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, utilizou informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para rastrear movimentações financeiras suspeitas. O caso segue em sigilo de Justiça.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Centro de Deodápolis -
Interior
Sem licitação, prefeitura de Deodápolis contrata escritório de advocacia por R$ 300 mil
Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul (PR/MS) - MPF
Cidade
MPF/MS abre processo seletivo para contratar estagiários
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
Justiça bloqueia contas do ex-prefeito de Miranda
Viatura Polícia Militar
Polícia
MPMS pede à Justiça expulsão de policial condenado por facilitar contrabando
Sede da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul
Justiça
PGE tem chapa única com Fabíola Rahim e Denis Castilho para Corregedoria-Geral do Estado
Sede Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul / Coren-MS -
Justiça
Justiça Federal anula concurso do Coren-MS
Homem que quase matou cozinheiro em Campo Grande segue preso, decide TJMS
Justiça
Homem que quase matou cozinheiro em Campo Grande segue preso, decide TJMS
Diretora da SJMS Monique Marchioli Leite em reunião com o prefeito de Santa Rita do Rio Pardo, Lúcio Roberto Calixto Costa -
Interior
Justiça Federal Itinerante vai atender Santa Rita do Pardo, Ribas e Brasilândia em maio
Empresa é condenada a indenizar trabalhador que era obrigado a orar antes do expediente
Justiça
Empresa é condenada a indenizar trabalhador que era obrigado a orar antes do expediente
Leandro Coelho Marques
Justiça
Tatuador cego continua preso após audiência de custódia

Mais Lidas

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atenderam a ocorrência
Polícia
JD1TV: Homem morre ao infartar durante caminhada no Parque das Nações
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Caso foi registrado na Deam
Polícia
Mesmo com filha no colo, mulher apanha do namorado músico em Campo Grande
Foto: Jardim MS News
Polícia
Homem mata irmão e cunhado antes de tirar a própria vida em Jardim