Faltando menos de um ano para o pleito, 152 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros se preparam para participar das eleições municipais, que ocorrerão no dia 6 de outubro de 2024. O processo eleitoral envolve a escolha de prefeitos, vice-prefeitos, vereadoras e vereadores, responsáveis por representar a população nas casas legislativas dos municípios.
Para aqueles que ainda não têm título de eleitor ou desejam realizar a transferência de domicílio eleitoral, a data limite é 8 de maio de 2024. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca a importância de verificar a situação eleitoral, sendo necessário regularizar eventuais pendências dentro do mesmo prazo.
Em municípios com mais de 200 mil eleitores, a possibilidade de segundo turno está prevista para o último domingo do mês, em 27 de outubro. Nesse cenário, o segundo turno ocorre quando nenhum candidato à prefeitura atinge a maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos válidos, excluindo brancos e nulos.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão será exibido nos 35 dias que antecedem a antevéspera do primeiro turno, começando em 30 de agosto e encerrando em 3 de outubro.
Em relação à prisão de candidatos, a legislação estabelece restrições a partir de 21 de setembro, 15 dias antes do pleito, exceto em casos de flagrante delito. Quanto aos eleitores, a partir de 1º de outubro, cinco dias antes da eleição, a prisão é permitida apenas em situações de flagrante delito, cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.
Para obter informações detalhadas e serviços da justiça eleitoral, os cidadãos podem acessar o site oficial do TSE em https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais .
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente é socorrido após ser golpeado várias vezes com facão em Dourados

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS

Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão

Justiça condena Município a indenizar professora agredida em escola na Capital


E título (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)



