Menu
Menu
Busca quarta, 21 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Justiça

Justiça dá 30 dias para prefeitura apresentar plano e conter caos na Chácara dos Poderes

O juiz determinou a apresentação de um plano técnico emergencial, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento

21 janeiro 2026 - 13h36Vinícius Santos

A Justiça de Campo Grande determinou, por meio de decisão liminar, que a prefeitura apresente, no prazo de 30 dias, um plano técnico emergencial para conter a degradação da Estrada NS-08, localizada na região da Chácara dos Poderes. A medida foi tomada no âmbito de uma ação popular ajuizada por uma moradora da localidade.

Na ação, a cidadã relata que a situação da Estrada NS-08 se agravou de forma significativa, tornando-se palco de acidentes e representando risco concreto à circulação e à vida dos moradores. Segundo a autora, o cenário é resultado do abandono do poder público na manutenção da via.

Além do plano emergencial, a ação pede que a prefeitura seja obrigada a realizar obras definitivas de recuperação da estrada, garantir de forma contínua a coleta regular de resíduos sólidos na região e reconhecer a violação aos princípios da moralidade administrativa, da eficiência, da proteção ao meio ambiente urbano e da continuidade dos serviços públicos essenciais.

Ao analisar o caso, o juiz Eduardo Lacerda Trevisan destacou que o município de Campo Grande informou, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que a via seria objeto de ações periódicas de patrolamento e cascalhamento, inclusive com intervenções emergenciais realizadas no início de novembro de 2025, antes do ajuizamento da ação, com o objetivo de mitigar riscos e garantir a trafegabilidade mínima.

No entanto, conforme registrado na decisão, o Município não apresentou documentos que comprovassem a alegada manutenção realizada em novembro de 2025 ou outras intervenções consideradas recentes. Diante disso, o magistrado entendeu haver necessidade de adoção de providências temporárias para preservar o resultado útil do processo e mitigar os riscos concretos à segurança dos usuários da via.

Para o juiz, mostra-se necessário que o Município apresente um plano técnico emergencial contendo diagnóstico preliminar, medidas de contenção, cronograma detalhado de execução, etapas da obra, responsáveis técnicos, prazos estimados e previsão de ações corretivas provisórias, de modo a compatibilizar a atuação do Executivo com a separação dos poderes e a efetividade dos direitos fundamentais.

Na decisão, o magistrado deferiu parcialmente o pedido de tutela de urgência e determinou que a prefeitura de Campo Grande apresente, no prazo de 30 dias, o plano técnico emergencial com todos os itens especificados, com o objetivo de conter o avanço da degradação da Estrada NS-08, mitigar riscos à segurança dos usuários e preservar a trafegabilidade mínima durante a tramitação do processo. 

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1.000,00. O juiz também determinou a intimação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para acompanhar o andamento do processo, que tramita na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem que matou desafeto em Campo Grande é condenado a 20 anos de prisão
Justiça
Homem que matou desafeto em Campo Grande é condenado a 20 anos de prisão
Zambelli segue presa na Itália
Justiça
Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli
Ministro Flávio Dino
Justiça
STF torna ré mulher que ofendeu ministro em voo comercial
Carla Zambelli pode ser extraditada
Justiça
Itália julga extradição de Carla Zambelli, nesta terça-feira
Agente do Gaeco -
Polícia
Advogado acusado de intermediar propina com policiais é preso pelo Gaeco/MPMS
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Internacional
"Não é eficaz", diz ONU ao criticar aumento da pena de morte pelo mundo
Valor do IPTU tem sido alvo de reclamação -
Justiça
Prefeitura defende cobrança de IPTU e Taxa do Lixo mesmo sob risco de ilegalidade
Fachada de prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Justiça
Justiça converte para domiciliar prisão de suspeito por fraude no INSS
Carreta da Justiça
Justiça
Carreta da Justiça retoma atendimentos e inicia calendário de 2026 em Alcinópolis; confira rota
Carteira de trabalho
Justiça
Mesmo com 13 anos de serviço, pastor não tem vínculo reconhecido com igreja em MS

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Edilson foi morto a facadas
Interior
VÍDEO: Adolescente mata companheiro de trabalho a facadas em pousada de Miranda
UPA Santa Mônica
Polícia
Denúncia expõe homem se masturbando e médico por assédio em UPA de Campo Grande
Crime aconteceu no bairro Nova Lima
Polícia
AGORA: Filho mata o próprio pai com tiro em briga no Nova Lima