O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciou procedimento para identificar proprietários de imóveis rurais em Campo Grande que não registraram suas propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, da 26ª Promotoria de Justiça, instaurou o Procedimento Preparatório nº 06.2024.00001077-7 visando coletar informações sobre esses imóveis e avaliar as medidas legais cabíveis.
A abertura do procedimento se baseia em uma lista enviada pelo CAOMA (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente), que aponta a falta de registro no CAR para imóveis rurais em Campo Grande. A promotora considera que a situação exige mais dados para decidir sobre a necessidade de um inquérito civil ou outras providências.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. Criado pela Lei 12.651/2012, o CAR visa integrar informações sobre áreas de preservação, vegetação nativa e outras questões ambientais. Ele é essencial para o controle do desmatamento e para o planejamento ambiental das propriedades rurais.
No Mato Grosso do Sul, o CAR é gerido pelo Sistema IMASUL e foi implementado por meio da Resolução SEMAC nº 11 de 2014. O processo de cadastro é realizado eletronicamente, sem a necessidade de entrega física de documentos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande

Justiça multa prefeito de Antônio João por evento de Páscoa em ano eleitoral

Justiça mantém ação contra empresário acusado de fraude em licitação

Licenciamento de software para o MPMS tem custo de R$ 3,9 milhões

Acusado de matar homem após confusão em bar na Capital é julgado

Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP

Prefeito e vice de Nova Andradina são cassados por fake news na campanha

Moraes diz que autoridades religiosas podem visitar presos do 8 de janeiro

Com foco na inclusão e Justiça social, TJMS cria Núcleo de Direitos Humanos
